segunda-feira, 31 de maio de 2010

MÓDULO 12 - MEMORIAL

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima


MEMORIAL MÓDULO 12


Este memorial refere-se ao décimo segundo módulo estudado no curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em Multimeios Didáticos, cujo tema abordado foi “Biblioteca escolar”, parte que integra o bloco de formação específica em multimeios didáticos.
Estudar a melhor forma de organização de uma biblioteca, catalogação, função do bibliotecário, entre outras temáticas as quais nos dedicamos, foi muito relevante, uma vez que, estando concursada como técnico administrativo, também posso atuar em uma biblioteca escolar. Este estudo amplia os nossos conhecimentos, enquanto funcionários da educação, no tocante à biblioteca escolar, assim, podemos (estando na função de bibliotecário) atuar no processo pedagógico da escola contribuindo com o ensino-aprendizagem e promovendo a democratização da leitura.
Este módulo tratou de temas como:

• Biblioteca escolar:
Fizemos uma retrospectiva histórica da escrita, da leitura e do livro, assim podemos dimensionar a situação contemporânea dos mesmos. Trabalhamos alguns conceitos que cerceiam a biblioteca escolar, bem como os diferentes tipos de biblioteca: escolar, especializada, infantil, pública, nacional e universitária.

• Organização do acervo bibliográfico:
Nesse momento, aprendemos a organizar não só o acervo, utilizando os sistemas de classificação e fazendo a catalogação, como também a biblioteca em suas dimensões: espaço físico – amplo e arejado, capaz de proporcionar um ambiente para a pesquisa; mobiliário – bem distribuído, de forma que facilite o acesso aos livros; sinalização da biblioteca – externa e interna, facilitando a autonomia dos usuários nas suas instalações; e horário de funcionamento – quando possível, ampliar esse horário para que os usuários possam utilizar a biblioteca em horários especiais.

• Dinamização da biblioteca:
Tornar a biblioteca dinâmica é mais que uma função, é um compromisso com a educação de nossos alunos. Podemos dinamizá-la tornando-a mais atrativa, desenvolvendo projetos de leitura diferenciados, procurando valorizar o que a escola tem e buscando novos valores, promovendo eventos culturais, prestando serviços à comunidade escolar, mediando a leitura, etc.

Foi possível perceber o quanto a biblioteca pode ser fundamental no processo de aprendizagem e construção da identidade cultural da comunidade escolar. As experiências pedagógicas que são ou podem ser desenvolvidas nesse espaço tem um papel significante na construção do saber sistematizado e no próprio gosto pela leitura e escrita. Nós, funcionários da educação, temos que nos envolver nesse processo, dar nossa contribuição para a edificação de uma educação que leve o aluno não apenas a viver em sociedade, mas ser um agente social.

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