segunda-feira, 10 de maio de 2010

MÓDULO 11 - ATIVIDADE: Histórico da Escola Estadual Princesa Izabel - Cianorte - PR

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário
Professora: Valquiria Charles
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 11


HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL PRINCESA IZABEL
(Este texto integra o PPP da escola)


A nossa Escola na sua fundação recebeu o nome de “Grupo Escolar Cianorte”, e foi inaugurado no dia 20 de dezembro de 1963. A Escola funcionava com um Convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Cianorte. O prédio era de alvenaria, e constava das seguintes dependências: 17 salas de aula com 48 m2; 1 cozinha com 24 m2; 1 copa contínua à cozinha com 15 m2; 1 sala com 75,84 m2, onde funcionava o Jardim da Infância “Chapeuzinho Vermelho”; 1 sala para refeitório com 74 m2; 1 sala para professores com 30 m2; 1 sala para Direção com 30 m2; 2 wc masculinos com vasos e lavatório; 2 wc femininos com vasos e lavatório; 1 wc para professores com vaso e lavatórios; total de corredores abertos 535,80 m2.

A primeira Diretora do Grupo Escolar Cianorte foi a senhora Eusa Almeida dos Santos, a secretária foi a senhora Lília Barão, e compunha essa equipe um corpo docente de 44 profissionais. Durante todos os anos de funcionamento dessa escola, várias mudanças ocorreram na infra-estrutura do prédio para atender as necessidades que se apresentavam e serão relatadas posteriormente nesse projeto.

Através do decreto nº 10652/68 de 14/06/68 (Diário Oficial de 17/06/68), o Grupo Escolar Cianorte recebe a denominação de Escola de Aplicação Cianorte, anexa à Escola Normal Colegial Cândido Portinari.

Pela Resolução nº 307/74, aprovou-se o plano de reorganização das Escolas de 1º e 2º Graus da Rede Escolar de Ensino, resultante da reunião dos antigos Estabelecimentos de Ensino: Colégio Estadual de Cianorte, Escola Normal Cândido Portinari e Escola de Aplicação Cianorte, passando a denominar-se Complexo Escolar Cianorte – Ensino Regular e Supletivo de 1º Grau e Ensino de 2º Grau.

Por meio da Resolução nº 322/75 de 27/05/75 (Diário Oficial de 09/06/75) foi homologado o Parecer nº 33/75 que aprovou o plano de implantação do Ensino de 1º Grau.

Com a aprovação da Resolução nº1323/76 de 21/07/76 (Diário Oficial 29/07/76), fica homologado o funcionamento de classes de Ensino Supletivo de 1º Grau – Fase II, na Escola de Aplicação Cianorte, no Município de mesmo nome, sob jurisdição da 40ª Inspetoria Regional de Ensino.

Pelo Decreto nº 2784/77 de 04/01/77 (Diário Oficial de 10/01/77), fica autorizada a funcionar nos termos da Legislação vigente o Complexo Escolar Cianorte – Ensino Regular e Supletivo de 1º Grau e Ensino de 2º Graus, no Município de Cianorte, resultante da reorganização do Colégio Estadual de Cianorte, Escola Normal Cândido Portinari e Escola de Aplicação Cianorte. O Colégio Estadual de Cianorte e a Escola Normal Colegial Cândido Portinari, passam a constituir-se em um único Estabelecimento sob a denominação de Colégio Estadual Cianorte – Ensino de 1º e 2º Graus. A Escola de Aplicação Cianorte, passa a denominar-se Escola Princesa Izabel – Ensino Regular e Supletivo de 1º Grau.

Conforme a Resolução nº 1749/83 (Diário Oficial nº 1560de 20/06/83), o complexo Escolar Cianorte – Ensino Regular e Supletivo de 1º Grau e Ensino de 2º Grau, formado pelos estabelecimentos “Colégio Estadual Cianorte – Ensino de 1º e 2º Grau” e “Escola Estadual Princesa Izabel – Ensino Fundamental e Supletivo de 1º Grau”, passam a denominar-se respectivamente “Colégio Estadual Cianorte – Ensino de 1º e 2º Graus” e “Escola Estadual Princesa Izabel – Ensino de 1º Grau Regular e Supletivo”.

Pela Resolução nº 703/87 de 25/02/87 (Diário Oficial nº 2481 de 11/03/87), fica autorizado pelo período de 2 (dois) anos em caráter precário, o funcionamento do Centro de Atendimento Especializado para portadores de deficiência na Área de Deficiência Auditiva.

De acordo com a Resolução nº 1181 de 11/07/89, resolveu-se transferir o Centro de atendimento Especializado, Área de Deficiência Auditiva desta Escola para a Escola Estadual Itacilina Bittencourt – Ensino de 1º Grau.
Pela Resolução nº 612/89 (Diário Oficial nº 2977 de 15/03/89), fica autorizado o funcionamento até 31/12/92 da Classe Especial (D.M.).
Com base na Resolução nº 5064, ficou prorrogada a autorização de funcionamento até 31/12/97 da Classe Especial, Área de Deficiência Mental.

Pela Resolução nº 1933/98 (Diário Oficial nº 5286 de 07/07/98) fica prorrogada a autorização para o funcionamento da Classe Especial – Área de Deficiência Mental pelo período de dois anos, a partir de 31/12/97.

Por meio da Resolução nº 3120/98 de 31/08/98 (Diário Oficial nº 5332/98 de 11/09/98) reformulou-se as normas relativas à nomenclatura dos Estabelecimentos de Ensino, passando a denominar-se: Escola Estadual Princesa Izabel – Ensino Fundamental.

Através da Resolução nº 2073/01 CEE/SEED de 06/092001, cessam-se as atividades da primeira etapa do Ensino Fundamental (1ª à 4ª séries), mantidas pelo Governo do Estado do Paraná em caráter definitivo, a partir de 2002.

Esta etapa do Ensino Fundamental foi municipalizada, porém permaneceu no mesmo prédio e passamos a adaptar e dividir o mesmo espaço, quando aqui foi instalada a Escola Municipal Cecília Sato - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Durante este período houve uma grande mudança estrutural na escola e com isto novos desafios foram lançados para toda a comunidade escolar, tais como uso do pátio e da quadra de esportes, organização de horário de recreio, utilização dos espaços da cozinha e refeitório, sendo que a busca de solução para os mesmos perpassa a ação conjunta de ambos os segmentos do ensino.

Diante dessa nova realidade foi possível organizar a escola da seguinte maneira: no período matutino a Escola Estadual Princesa Izabel faz uso de dez salas de aula, mais uma Sala de Recurso e uma Sala de Apoio à Aprendizagem.

A partir de 1990, teve início o processo gradativo de autonomia da Escola Pública, com a mobilização da comunidade para a participação mais efetiva no processo educacional. Este processo intensificou-se a partir de 1993, em nossa escola, com a criação do Conselho Escolar, a construção do Projeto Político Pedagógico, a formação do grêmio estudantil e o fortalecimento da APMF - Associação de Pais e Mestres e Funcionários, possibilitando a iniciação de uma gestão democrática.

Iniciou-se o processo de descentralização administrativa e financeira, dando assim, uma nova visão de escola, voltada para a construção da qualidade do ensino através do trabalho coletivo e também por uma prática político-pedagógica, consistente e coerente, criada e gerenciada na escola e para a escola.

Com a implantação da lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394-96) a partir de 1996 reforçou-se ainda mais a necessidade de democratização da gestão escolar. Desta forma, procuramos nos adequar às mudanças, aos novos conceitos que foram sendo construídos, solidificando-se e ganhando corpo.

Assim a comunidade escolar continuou participando de forma efetiva, posicionando-se em todas as questões que envolvem a parte patrimonial, social, administrativa e pedagógica da Escola, e sendo sempre consultada através de Reuniões Ordinárias, de pesquisas em forma de questionários e atendimentos individuais.

Nesse momento, ocorreu também a reformulação do quadro de professores de 5ª à 8ª séries por motivo de aposentadoria de alguns professores e outros profissionais da educação assumiram os padrões, porém a escola tem mantido o compromisso de freqüentemente divulgar e discutir o PPP com os profissionais da educação que tem chegado.

Em todas as mudanças propostas à escola tanto pela SEED como por outros órgãos responsáveis pela organização e manutenção dessa instituição, procurou-se manter o objetivo que norteia a nossa prática que é formar pessoas participativas, criativas e capazes de inserir-se na sociedade em que vive a fim de contribuir de forma eficaz para possíveis melhorias.




Fotos da Escola Estadual Princesa Izabel:



Foto antiga: 1964



Grupo Escolar de Cianorte em comemoração ao dia da criança: 12/10/1964. Atualmente, Escola Estadual Princesa Izabel.




Fotos atuais: de 2007 a 2009.


Direção da Escola e Chefia do NRE






Frente






Biblioteca






Laboratório de Informática

2 comentários:

  1. Que saudades desta escola onde comecei a minha vida de estudante em 1970, quarenta anos atrás.
    Ainda lembro de meus colegas, Margarida, Francisco, Cintia, Marisley, Arthur.
    Uma das nossas brincadeiras preferidas, jogar com as mãos uma bola de meia no recreio depois da merenda no refeitório, uma bela polenta com carne moída...
    Um abraço para todos que tenham um laço afetivo com esta escola.
    Maurício Diogo

    ResponderExcluir
  2. Que bom poder colaborar com recordações! É muito gratificante.
    Abçs, Rosilene.

    ResponderExcluir