segunda-feira, 31 de maio de 2010

MÓDULO 12 - ATIVIDADE: Relatório Bibliotecas

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 12


Relatório - Bibliotecas

Para realização desta atividade fiz uma entrevista com a bibliotecária do Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira, no qual tenho meu padrão, e com o bibliotecário da Escola Estadual Princesa Izabel, na qual desenvolvo a PPS. Levou-se em conta, neste relatório, os resultados das entrevistas que tinham como cerne as seguintes questões:

1. Há quanto tempo existe a biblioteca de sua escola? Qual a necessidade de sua criação?
2. Há quanto tempo atua na biblioteca escolar? Você gosta do que faz? Comente.
3. Como, em sua opinião, deve ser o trabalho de um bibliotecário?
4. Qual é a função que desempenha na biblioteca?
5. Você considera que a função que desempenha está compatível com a função de um bibliotecário? Comente.
6. Quem são os usuários da biblioteca de sua escola? Qual o perfil deles?
7. Qual a utilização que os professores fazem da biblioteca?
8. Como é composto o acervo da biblioteca?
9. Qual a forma de organização/catalogação do acervo?
10. O acervo está disponível para todos os públicos?
11. O ambiente e/ou estrutura física da biblioteca de sua escola é adequado? Se não, em que poderia melhorar?
12. A biblioteca de sua escola é informatizada? Se sim, como é utilizado este recurso, é disponibilizado a todos? De que maneira?
13. Qual é o horário de funcionamento da biblioteca? Você atende em quais horários?
14. A biblioteca costuma realizar projetos de leitura? Os professores participam?
15. Há projetos sendo desenvolvidos na biblioteca? Quais?
16. Que tipo de projeto gostaria de desenvolver na biblioteca que trabalha?
17. O que mais gosta do trabalho na biblioteca?
18. Qual a maior dificuldade que encontra na realização do seu trabalho?
19. Faça as suas considerações sobre algo que não foi perguntado e que considera importante acerca da biblioteca escolar.

Ao serem analisadas as respostas de cada bibliotecário chegou-se a seguinte conclusão:

Colégio Caio Moreira
A biblioteca foi criada lentamente, com muito esforço, após um ano da criação da escola. A bibliotecária gosta muito do que faz e, apesar de não estar nessa função no momento de criação, participou de todo o processo, pois trabalha nesta escola desde que foi fundada. Nesse processo, a escola fez campanha do livro durante dois anos e meio, conseguindo adquirir cerca de 200 revistas para recorte e um número razoável de livros de literatura, em sua maioria, doados por professores e alunos. A finalidade da criação foi atender principalmente os discentes e docentes.
A bibliotecária entende que seu trabalho deve ser inteiramente pedagógico. Atende rodízios de leitura, pesquisas, dá apoio pedagógico, faz o controle dos livros didáticos e de literatura. Mas, além de desempenhar essas funções é responsável pela preparação do flúor dos alunos e dos relatórios do mesmo, o que demonstra que nem sempre sua função está compatível com a de um bibliotecário, segundo seu entendimento.
Recebem atendimento da biblioteca os alunos, professores, funcionários, pais de alunos e a comunidade do bairro. Normalmente, os alunos procuram por leitura e pesquisa e os professores, mais por leitura. Os professores, segundo a bibliotecária, fazem pouco uso da biblioteca. Do pouco que usam, com poucas exceções, pedem atlas, mapas, dicionários ou mandam os alunos que estão incomodando na sala de aula para realizarem as atividades na biblioteca (isso quando mandam as atividades).
O acervo da biblioteca é composto por livros didáticos e de literatura, livros para pesquisas, biblioteca do professor, periódicos, DVDs, histórias em quadrinho, entre outros. A biblioteca tem um registro desse acervo digitado, de forma simples, no computador. Não tem um sistema próprio, informatizado, para realizar esse trabalho. Este acervo é disponibilizado para todos, com exceção da biblioteca do professor, que é de uso exclusivo. Para utilização do acervo os alunos devem fazer uma carteirinha de leitura. Os livros emprestados para professores, funcionários ou comunidade são relacionados em uma ficha.
O atendimento é feito nos três períodos: manhã, tarde e noite. Como o colégio está com falta de funcionários, apenas uma bibliotecária faz esse atendimento. Entretanto, faz uma escala para não se sobrecarregar. Nessa escala, atende os alunos do período da manhã todos os dias, por ser o período com o maior número de turmas, e os alunos da tarde e da noite são atendidos duas ou três vezes durante a semana.
Esta biblioteca tem o costume de desenvolver projetos de incentivo à leitura. Em alguns deles os professores se envolvem. No momento estão desenvolvendo o projeto “Sou leitor de carteirinha – você lê, você sabe”, neste caso o aluno lê e conta a história no momento da devolução. Existe uma premiação para o melhor contador. Gostariam também de desenvolver projetos como “A hora do conto”, “Teatro e cultura” e “Contação de história”.
A bibliotecária entrevistada gosta muito de estar na biblioteca, pois considera que estando lá cresce com os alunos, partilham conhecimentos, experiências, cultura... Apesar de gostar, se sente sobrecarregada, pois é a única a trabalhar no setor, algo que acaba afetando a qualidade do atendimento.

Escola Princesa Izabel
A biblioteca foi criada, segundo o bibliotecário, desde a inauguração da escola, a partir da necessidade de se ter um segmento de apoio ao professor e ao aluno no tocante à pesquisa e leitura.
O entrevistado relatou trabalhar na biblioteca dessa escola desde 2008 e que gosta de estar lá, embora acredite ser a biblioteca um espaço educativo, o qual deveria ser mais usado pelos alunos e estes incentivados pelos professores. Para ele, o trabalho necessita ser dinâmico, o bibliotecário deve estar sempre atualizado, saber de tudo um pouco e, principalmente, ser um pesquisador por excelência, gostar do que faz e ter um bom relacionamento com os alunos.
De acordo com o bibliotecário, a função que tem desempenhado na biblioteca, além do usual, emprestar livros, fazer o controle de entrada e saída, faz um trabalho de orientação nas pesquisas e auxilia nas tarefas pedagógicas junto aos alunos. Em sua opinião, com relação ao atendimento e ao auxílio nas pesquisas, avalia que sua função está de acordo com a de um bibliotecário, entretanto, quando atende alunos que foram retirados da sala de aula por indisciplina, nesse momento acredita que seu trabalho não está sendo compatível com sua função.
A biblioteca dessa escola atende alunos, em busca de suporte para os estudos, e professores, em busca de melhoras, de mais dinamicidade nas aulas. Além disso, os professores, conforme relatou o bibliotecário, usam a biblioteca para isolar os alunos indisciplinados dos demais da sala, transformando a biblioteca em uma sala de castigo.
O acervo é composto por enciclopédias, livros de pesquisas, didáticos, literatura infantil, infanto-juvenil, poesias, contos, lendas e bibliografias, jornais e revistas. Não está disponível para todos os públicos, atende somente alunos e professores do estabelecimento. Neste acervo, os livros são catalogados por uma sequência numérica, por ordem de recebimento. O controle de empréstimos é feito por meio de um software.
O entrevistado considera que o local em que a biblioteca se encontra não é apropriado. Está instalada ao lado do refeitório, em lugar pequeno e sem ventilação, o que contribui para que o ambiente se torne abafado, não muito agradável para se estar concentrado e pesquisando.
A biblioteca atende das 7:30 às11:30 e das 13:30 às 17:30. No período noturno fica fechada. Não costuma realizar projetos, é usada somente para pesquisa e leitura. No momento não estão realizando projeto algum, mas o bibliotecário tem interesse em realizar um trabalho junto aos alunos. Gosta muito da pesquisa e de auxiliá-los na busca do saber científico, apesar das dificuldades com a pouca quantidade de material e falta de um computador com internet para auxiliar nas pesquisas.
Durante a entrevista o bibliotecário deixou clara a sua opinião: “o bibliotecário é um auxiliar administrativo em função pedagógica, sim, porque a biblioteca é um segmento pedagógico e, esse profissional não recebe nenhum treinamento, o que consegue é buscando em livros ou com outros colegas mais experientes. Espero que, com essa nova política educacional, esses profissionais que estão se especializando em multimeios didáticos, sejam alocados nas bibliotecas para dar um suporte especializado também para esse segmento que, a meu ver, é de grande relevância no contexto escolar.”

Reflexão
Por meio das entrevistas foi possível perceber que o colégio Caio tem uma concepção mais próxima do que vem a ser a biblioteca e a realização do trabalho na mesma. Ambas as escolas realizam o trabalho na biblioteca, mas podemos perceber a diferença a partir dos incentivos que são dados por meio da realização de projetos de incentivo à leitura. O aluno deve se interessar por ler, deve ser um momento mágico para ele o da leitura, entretanto, se não forem tomadas iniciativas nesse sentido, dificilmente vão encontrar esse prazer por si só.
Concordo que os profissionais que estão se especializando em multimeios devem ser também destinados à biblioteca, entretanto, não podemos esquecer que é uma formação em “multimeios” e que o conceito vai além da biblioteca escolar. Este profissional deve estar preparado para o suporte às atividades pedagógicas como um todo, tais como: Biblioteca, Laboratório de Ciências, Química e Biologia, Laboratório de Informática, orientação ao uso da TV pen-drive, entre outros instrumentos que a escola dispõe.

Biblioteca Virtual
Tenho utilizado muito diversas bibliotecas virtuais. Algumas, entre as que mais visito, são: Biblioteca Nacional do Rio; Biblioteca Mário de Andrade - SP; Universidade Federal de Pernambuco; Fundação Casa de Rui Barbosa; Arquivo Nacional do Rio; Biblioteca Digital da Unicamp - SP; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; Sociedade Brasileira de História da Educação; Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”; Universidade Estadual de Maringá; Universidade Federal do Paraná; Universidade Estadual de Londrina; Universidade Estadual de São Paulo; Pontifícia Universidade Católica – SP; Universidade de São Paulo.
A pesquisa, para mim, é uma realização pessoal e, a disponibilização dos catálogos on-line de instituições conceituadas como as citadas acima, entre outras não nominadas, enriquecem muito o trabalho realizado na pesquisa bibliográfica, fator extremamente importante no processo de desenvolvimento da pesquisa.
De forma geral, as bibliotecas virtuais, em sua maioria, atendem as expectativas. Têm vários ícones que facilitam a localização das obras, programas bem elaborados e de fácil acesso, especialmente o SIB – Sistema Integrado de Biblioteca.

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