quinta-feira, 13 de maio de 2010

MÓDULO 11 - ATIVIDADE: Pesquisa sobre os diversos tipos de recursos multimeios e a utilização/objetivos no trabalho escolar em sala de aula.

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário
Professora: Valquiria Charles
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 11



Pesquisa: Os diversos tipos de recursos multimeios e a utilização/objetivos no trabalho escolar em sala de aula.


Sabe-se que a cada dia novos desafios são postos aos profissionais que estão à frente da realização do processo educacional. A cobrança, por parte dos organismos internacionais, BIRD, BID, Banco Mundial, etc., de índices concernentes ao rendimento escolar refletem diretamente no encaminhamento dado ao trabalho pedagógico e, conseqüentemente, nos resultados, tão explícitos hoje em dia pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, de ensino-aprendizagem.

O desenvolvimento das novas tecnologias é um fator que tem contribuído com o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, por se tratarem exatamente de “novas tecnologias”, um número reduzido de profissionais da educação tem o pleno domínio de utilização dessas importantes ferramentas do trabalho pedagógico, tais como: computadores e seus diversos sistemas operacionais, kit multimídia, data-show, TV pen-drive, vídeo, DVD, conversores, gravadores, internet, etc.

Todo material didático utilizado no trabalho escolar e em outras instituições que se dedicam ao ensino, entre eles os multimeios, como os apresentados acima, apóia diversas situações de aprendizagem, pode-se destacar:


* a interação entre alunos, professores e conhecimentos - conteúdos de aprendizagem;

* a construção da autonomia do aluno - construção de conhecimentos;

* auxilia na organização de situações de ensino-aprendizagem;

* contribui para a compreensão e dimensão do universo de fontes de informações;

* contextualiza socialmente o conteúdo escolar;

* dá sentido e significado ao conteúdo de aprendizagem.


Na sociedade em que vivemos, fascinada por mudanças frequentes, a Tecnologia Educacional continuará progredir a passos cada vez mais rápidos. Assim, entende-se que o educador deve estar atento a essas mudanças, procurando sempre buscar, em seu trabalho quotidiano, o planejamento e implementação do uso das novas tecnologias da melhor maneira possível. Isso significa integrar a utilização dos multimeios, incorporando nas atuais práticas de sala de aula, baseada numa aprendizagem colaborativa e significativa, o que torna a aula mais prazerosa e em condições de competir com a diversidade tecnológica que os alunos encontram fora da escola.

Acredito que os professores nunca serão substituídos pelas tecnologias, mas, serão substituídos por outros professores, que saberão utilizá-las. Não se tem como fugir, pois o mundo está em constante transformação. As novas tecnologias estão aí e não podemos ficar a margem, saber utilizá-las não é um fim em si próprio, antes, é uma abertura para aprendizagem ativa. Saber trabalhar com a multiplicidade dos meios de comunicação facilita a contextualização no ambiente escolar, favorecendo uma interação maior entre o professor, o aluno e o conhecimento. Em suma, implica em uma educação de qualidade, na qual o aluno, de posse de tais conhecimentos tem condições maiores de inserir-se socialmente com uma ação reflexiva e transformadora.

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