quarta-feira, 19 de maio de 2010

MÓDULO 11 - MEMORIAL

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima



MEMORIAL MÓDULO 11



Este memorial refere-se ao décimo primeiro módulo estudado no curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em Multimeios Didáticos, cujo tema abordado foi “Audiovisuais: arte, técnica e linguagem”, parte que integra o bloco de formação específica em multimeios didáticos.

A temática a qual se refere este módulo é de extrema relevância, visto que evidencia a importância dos diversos aspectos que compreendem os audiovisuais, tais como definição de conceitos, utilização artística, técnica e lingüística. Isso possibilita aos profissionais da educação familiarizarem-se com diversos recursos audiovisuais, bem como com a sua utilização no processo de ensino-aprendizagem.

Inicialmente, por meio dos estudos das unidades propostas, pude refletir acerca da importância em estudar e compreender temáticas como o desenho e a pintura no processo civilizatório, as grandes escolas de artes plásticas, o rádio e a massificação informativa, a fotografia, vídeos, televisão, e principalmente cinema. Esse estudo oportuniza analisar a contribuição de todos esses elementos, ao longo da história, e a significação social que damos aos mesmos, na produção, reprodução e transmissão da cultura constituída ao longo do tempo.

Ao analisarmos a linguagem audiovisual, uma das propostas deste módulo, podemos entendê-la como um todo, como qualquer meio sistematizado, o qual utilizamos para nossa comunicação, transmissão, recepção e transmissão de idéias, informações, conhecimentos, etc. Nesse sentido, podemos afirmar que a linguagem audiovisual educa, uma vez que a educação, além dos limites formais, se dá por meio da interação social.

A tecnologia dos audiovisuais sempre seguiu caminhos próximos à educação. O uso de audiovisuais nas escolas, como câmeras, projetores, telas faz com que se configure a área “tecnologia educacional”, em nosso país desde 1970, quando começam surgir iniciativas nesse sentido. Atualmente os audiovisuais podem ser verificados no dia-a-dia educacional, como por exemplo: existem vários canais de TV que são educativos, as Universidades têm disponibilizado, cada vez mais, cursos à distância com o uso da própria internet, etc.

Se pararmos para pensar nos primórdios dos audiovisuais, podemos avaliar o quanto ignoramos como a arte e a linguagem começaram. E, este é um módulo que nos permite fazer tal reflexão. Imagens rupestres sempre instigaram a imaginação humana, o que elas querem dizer? Não sabemos, portanto nos levam a emoção. A linguagem visual como as demais requerem o exercício de nossa imaginação é através delas que construímos nossa leitura de mundo de tudo que ouvimos e vemos. Viajamos na nossa imaginação...

Podemos considerar o cinema e a televisão como técnicas audiovisuais que capturam e registram o que a realidade mostra. Tudo ocorre de uma forma rápida: os acontecimentos, as imagens e os sons. A fotografia já diferencia do cinema e da televisão, registram os acontecimentos de uma forma estática, sem movimento. Entretanto, cada qual a sua maneira, tem uma determinada linguagem e nos leva a emoção. Imagens transformam o mundo e dão a ele uma nova configuração. Nosso cotidiano se altera. As muitas leituras de nós mesmos e dos outros que o mundo proporciona, diferenciam as pessoas, dependendo do nível de conhecimento de cada um. Cada indivíduo realiza leitura de mundo de forma diferente.

As imagens e sons que temos nos filmes e em meios eletrônicos sugerem que muitas outras manifestações da cultura ainda são possíveis, que estão por acontecer e por serem registradas. A linguagem audiovisual nos permite observar cada fragmento da história e compreendê-los em toda sua extensão e complexidade.

Para enriquecer o módulo, os professores trouxeram vários filmes. Percebemos que o cinema na escola pode ser rico. A presença do cinema, televisão, dos vídeos nas escolas pode ser construída em momentos de reflexão. Nesses, há várias concepções, o olhar de cada um à narrativa que foi apresentada através de imagens e de sons. Sua utilização instiga a imaginação que é uma espécie de memória.

Outra atividade, que enriqueceu sobremaneira o módulo foi uma visita que fizemos ao jornal Tribuna de Cianorte, o mais conceituado da cidade. Foi muito interessante, pois conhecemos as diversas etapas necessárias até que se chegue à versão final de um jornal, tais como: a recepção (muitas notícias ou classificados, por exemplo, chegam até o jornal por meio da recepção), a redação de jornalismo, a diagramação e a impressão. Como o jornal também tem uma página na internet, nos foi explicado, durante a visita, como são feitas as reportagens que serão publicadas ali. Nesse aspecto, o interessante é que se tem o controle do que é mais lido, quais as notícias que o povo mais procura (geralmente as páginas policiais são as primeiras colocadas na audiência, segundo o Sr. Eduardo, chefe de redação do jornal).

Encerro este memorial, lembrando algo muito importante que a autora do módulo, Laura Maria Coutinho, nos remete sobre um dos recursos audiovisuais mais utilizados na contemporaneidade: a televisão. Esta, segundo a autora, tornou-se tão corriqueira que muitas pessoas passam horas a frente, não percebendo que ela direciona nossa visão, nossos pensamentos e, com isso, nos seduz. Muitas das linguagens audiovisuais são sedutoras, sugerem muito mais do que afirmam, são carregadas de sedução. Utilizemos então, tamanho poder, para seduzirmos nossos alunos, direcioná-los à um processo educacional de qualidade e de transformação social.

2 comentários:

  1. boa tarde! Obrigado pelo apoio. valeu

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  2. adomario


    e o relatorio final do profuncionario
    estou com dificuldada em faze-lo. se pude me ajuda agradesso.

    obrigado por vc ter me espondido. Deus abeçoa vc e sua familia.

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