segunda-feira, 31 de maio de 2010

MÓDULO 12 - ATIVIDADE: Projeto "Poetas na escola"

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 12


Projeto a ser desenvolvido na biblioteca

Tema: Poetas na escola

Conteúdos: Definição de poemas. Conceitos de escrita de poemas. Autores de poemas. Produção e leitura de poemas.

Objetivo geral:
• Desenvolver o gosto pela leitura e produção de texto;

Objetivos específicos:
• Aumentar a familiaridade dos alunos com poemas;
• Desenvolver a vontade de ler poemas e fazer dessa leitura um hábito de lazer e conhecimentos;
• Despertar no aluno as questões: Onde? O quê? Como? E por quê ler?
• Perceber o cuidado com a rítmica na leitura de poemas;
• Produzir textos a partir da leitura de poemas;
• Desenvolver a habilidade de ouvir poemas;
• Compreender como se dá a construção de um texto poético;
• Criar poemas;
• Proporcionar que o aluno possa avaliar um bom poema;
• Conhecer alguns autores de poemas; e
• Despertar com a poesia os dons artísticos dos alunos.

Cronograma
O projeto se realizará em cinco encontros que ocorrerão quinzenalmente.
Procedimentos metodológicos

1º Encontro – Conhecendo um poema

• Conversar com os alunos sobre “O que é poema”;
• Apresentar o poema “Convite “ de José Paulo Paes;
• Os alunos deverão escolher entre o acervo da biblioteca um poema qualquer, de qualquer livro de poemas e copiá-lo no caderno (pedir para anotar o nome do autor e do livro de onde o poema foi escolhido);
• Bate-papo. Pedir para alguns alunos comentarem o que leram e entenderam do poema.

2º Encontro - Sabendo um pouco mais sobre poemas.
• Entregar cópia xerocada da poesia de Elias José “Tem tudo a ver” e o exercício seguinte:
• Como sabemos que esse texto é um poema?
• Por que o texto “Tem tudo a ver” é diferente de uma notícia de jornal ou de um conto de fadas?
• Qual é o assunto do poema?
• Por que o autor diz que a poesia tem tudo a ver com tudo?
• O que os poemas podem dizer afinal?
• Quantas estrofes há no poema?
• Quantos versos há em cada estrofe do poema?
• Pesquisar no dicionário e anotar no caderno, o conceito das palavras poema e poesia.
• Explicar o que é: verso, estrofe, rimas, poema, poesia.
• Bate-papo.
• Você gosta de poema?
• Sabe o nome de algum poema?
• Sabe o nome de algum poeta?
• Tem algum poema preferido?

3º Encontro: Ouvindo e lendo poemas e conhecendo um pouco mais sobre poemas.
• Familiarizar o grupo com poemas consagrados da literatura brasileira;
• Organizar a sala em grupos com 3 ou 4 alunos;
• Distribuir cópias dos poemas selecionados. Cada grupo lerá um único poema de cada vez e um aluno escolhido irá à frente contar aos outros grupos o que leu. Em seguida fazer em forma de rodízio com que os poemas selecionados circulem em todos grupos. Assim todos os alunos terão o privilégio de conhecer poemas considerados clássicos. Exemplo: Infância (Carlos Drummond de Andrade), Na Minha Terra (Álvares de Azevedo), Cidadezinha (Mário Quintana), Pátria Minha (Vinicius de Moraes), Canção do Exílio (Gonçalves Dias).

4º Encontro: Brincando com emoções e palavras (rimas)
• Sensibilizar o aluno para perceber e identificar rimas no poema e assim criar suas próprias rimas;
• Distribuir cópia xerocada do texto “Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz”;
• Pedir para citarem, desenharem ou escrever coisas do dia-a-dia que os deixam felizes (insistir para observarem as pequenas coisas e não as grandes coisas);
• Conversar com os alunos sobre o texto: o que acharam, o que sentiram, etc;
• Falar sobre rimas e assinalar com eles as rimas do poema;
• Em grupo com 3 alunos pedir pra produzir um texto com suas “duas dúzias de coisinhas à-toa que os fazem felizes”;
• Incentivar o uso de rimas;
• Depois de pronto cada grupo lerá para a turma o texto que produziram.

5° Encontro: Recordando o que vimos e ouvimos.
• Fazer uma breve recordação do que foi trabalhado no projeto;
• Ponto máximo do projeto: produção individual de um poema (Conversar com os alunos sobre alguns temas que dariam bons poemas);
• Relembrar que a rima pode dar aos poemas um charme a mais;
• Produção dos textos;
• Correção;
• Aperfeiçoamento dos textos;
• Elaboração de um mural para a exposição dos poemas.

Recursos: Alunos, professores, bibliotecário, poemas, livros, cartolina, durex, data-show, computador, entre outros.

Avaliação: Os alunos serão avaliados no decorrer do curso considerando-se a participação nas atividades propostas, a interação com o grupo, professores e bibliotecário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário