quarta-feira, 9 de junho de 2010

MÓDULO 13 - ATIVIDADE: Pesquisa sobre os Laboratórios

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 13


Pesquisa: Laboratórios de escolas (da PPS e local de trabalho)

Os laboratórios escolares são espaços destinados principalmente ao apoio do processo ensino-aprendizagem. Podem ser de ciências, biologia, física, química, ensino de línguas, informática, etc. São diferentes de uma sala ambiente, a qual é apropriada para o ensino de uma única disciplina, pois são espaços que podem ser utilizados por diversas áreas do conhecimento.

O trabalho educativo realizado nos laboratórios escolares é de extrema relevância na complementação do aprendizado do aluno e na melhoria do ensino. Neste espaço são realizadas experiências e pesquisas diversas, as quais contribuem, na prática, para a consolidação do saber teórico. Entretanto, é importante que esses ambientes, além de terem profissionais disponíveis para atender alunos, professores e comunidade escolar, tenham profissionais capacitados significativamente, que tenham conhecimento sobre o funcionamento, a utilização dos recursos disponíveis, sua organização, bem como a melhor maneira de fazer com que tais recursos entrem em contato ou se transformem em conhecimento para os usuários do laboratório de uma forma educativa e segura.

Os profissionais da educação são espelhos para os alunos. Sendo assim, pode-se afirmar que todos devem ter um compromisso com o processo de escolarização. Neste sentido, a presença de profissionais éticos e competentes, atuando nos laboratórios escolares, só tem a contribuir, não apenas com a escolarização ou a educação num sentido mais amplo, mas com a emancipação e a cidadania.

No colégio em que trabalho, Caio Moreira, temos um laboratório de informática e um laboratório de ciências/física/química/biologia.

O laboratório de informática conta com 20 computadores ligados à internet. Esses são disponibilizados especialmente para a utilização do professor, em pesquisas, durante sua hora-atividade. Eventualmente os professores preparam aulas que levam os alunos ao uso do laboratório. Não há um profissional disponível para atender neste laboratório, este trabalho é feito, na medida do possível, pelos funcionários administrativos. Foi criado a partir do projeto do governo do estado: Paraná Digital, um projeto que implantou um laboratório de informática em cada escola estadual do Paraná. Para sua implantação no colégio Caio foi necessário desocuparmos uma sala de aula, pois não havia local apropriado e equipá-la com ar condicionado para poder manter a temperatura do ambiente, que esquentou bastante com as 20 máquinas ligadas, além de ser necessário ainda para a conservação das mesmas. Assim, com auxílio da prefeitura municipal, foram construídas mais duas salas de aula para atender os alunos que estudavam no local que ficou disponibilizado para o laboratório.

O laboratório de Ciências e disciplinas afins conta com um quite de utensílios, mandados pelo Estado, utilizados para as experiências. Os materiais tem sido suficientes, eventualmente, quando algum professor precisa de algo que não tem disponível no laboratório, logo é providenciado. O ambiente é pequeno. Uma sala de aula foi dividida ao meio para poder atender os alunos que precisam da sala de recursos em uma metade da sala e na outra metade funcionar o laboratório. É limpo, mas não muito organizado, pois muitas vezes acaba servindo de almoxarifado da escola. É utilizado esporadicamente.

Na escola em que realizo a PPS, Princesa Izabel, há um laboratório de informática, e um de ciências/física/química/biologia em construção.

O laboratório de informática desta escola conta com 20 computadores ligados à internet. O processo de utilização é bem parecido com o do colégio Caio Moreira, pois faz parte do mesmo projeto implantado nas escolas estaduais do Paraná “Paraná Digital”. Entretanto, segundo a equipe pedagógica da escola, ao contrário do que se fazia no início da implantação desse projeto, deixando o laboratório para uso exclusivo dos professores, vem sido incentivado aos professores levarem seus alunos cada vez mais ao laboratório, tornando suas aulas mais dinâmicas e enriquecidas.

Quanto ao laboratório de ciências, a equipe declarou que não há um lugar apropriado. Existem poucos equipamentos e utensílios para o uso em experiências, e esses poucos, ficam guardados em uma espécie de porão. É muito pouco utilizado devido à precariedade de condições que o mesmo oferece. No entanto, este é um projeto que vem sendo desenvolvido para a escola: a construção de um laboratório de ciências bem equipado e organizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário