quinta-feira, 17 de junho de 2010

MÓDULO 14 - ATIVIDADE: Relatórios da PPS

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 14



Relatórios da PPS



1) Patrimônios que fazem parte da cultura local.

Conforme explícito no módulo 14, a cultura de um povo se constrói ao longo do tempo, muitas vezes passada de geração em geração ou registradas pela sua história. Assim, entende-se que conhecer um pouco mais da história do município de Cianorte nos faz compreender a sua realidade atual.

Cianorte foi fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – da qual herdou o nome: Cia (Companhia) e norte (de Norte do Paraná) – em 26 de Julho de 1953. Era o início da colonização das regiões Norte e Nordeste do Paraná, que atraiu desbravadores de outros estados, principalmente do interior de São Paulo e de Minas Gerais. Vinham em grandes levas, motivados pelas perspectivas de prosperidade e de um futuro melhor divulgadas pelas notícias de que a região era um verdadeiro eldorado de solo roxo e fértil. E foi a partir da terra, especialmente da cultura do café, que Cianorte prosperou e se firmou como uma das mais promissoras cidades do Norte paranaense.

Até os anos 1970, o café sustentou a economia do município, mas, no final da década, as fortes geadas e mudanças na política econômica nacional, que afetaram drasticamente o setor cafeeiro, alteraram o curso da história. Como os demais municípios da região, Cianorte enfrentou o desemprego e o êxodo rural, mas não se deixou abater. O espírito desbravador e forte de sua gente viu na crise um desafio para novas oportunidades. Na busca de alternativas para manter seu ritmo de desenvolvimento, Cianorte descobriu uma vocação para o setor de confecções e apostou na industrialização. Empresários, comerciantes e antigos produtores rurais passaram a investir em maquinário, a construir fábricas e buscar mão-de-obra para o novo ofício. Preocupado com a qualidade das peças produzidas, o Governo Municipal, em parceria com entidades representativas de classe, buscou apoio técnico e instrutores especializados, o que resultou na instalação de vários cursos de aperfeiçoamento e qualificação de mão-de-obra na cidade.

Com o esforço na busca de melhorias para produzir com qualidade a evolução foi rápida. Em pouco tempo, Cianorte se destacou no cenário nacional como o maior pólo atacadista do Sul do País e passou a ser conhecida como a “Capital do Vestuário”. Vejamos alguns dos patrimônios culturais que fazem parte desse desenvolvimento:

Cianorte - Trinta e cinco anos depois da inauguração da ferrovia em Cianorte, não há trens na cidade e a estação, cedida à Prefeitura, se transformou em um centro cultural, onde os alunos de escolas públicas têm aulas de balé, música e história. O transporte de passageiros no trecho Cianorte-Maringá cessou ainda na década de 90 e, gradativamente, todo o tráfego após a privatização da ferrovia.

Na estação, que abriga as secretarias municipais de Cultura e de Educação, ocorrem exposições e festas tradicionais e os estudantes podem ouvir o próprio secretário municipal de Cultura, Oscar Alberto Boeing, contar a história da cidade, numa sala repleta de fotografias. Algumas da ''inauguração'' do Patrimônio Cianorte (26.6.1953), que se tornou sede de município em 13 de julho de 1955, antes mesmo da primeira igreja, inaugurada na Páscoa de 1956.

A igreja, uma construção de madeira, foi restaurada em 2002 e transformada em auditório de teatro graças ao patrocínio da Fundação Morena Rosa, ligada a uma das grandes indústrias de vestuário da cidade. No lugar do altar, um palco onde uma companhia de Rolândia já encenou uma opereta. A maior parte da programação (música e teatro) é sustentada pela Secretaria de Cultura do Estado.




2) Patrimônios materiais/imateriais e projetos culturais desenvolvidos na escola da PPS.

Um projeto ou patrimônio, pode-se considerar imaterial pelo nível intelectual que abrange, desenvolvido na Escola Estadual Princesa Izabel, na qual realizo minha PPS, foi o NRE Itinerante. Este projeto teve como objetivo o aprimoramento das práticas educativas dos professores e agentes da educação básica. Para sua realização foram organizadas oficinas disciplinares que trabalharam a perspectiva da efetivação das Diretrizes Curriculares Estaduais nos Projetos Político Pedagógicos e nos Planos de Trabalho Docente. Nas referidas oficinas foram discutidos os conteúdos estruturantes e básicos de cada disciplina, além de abordarem o uso e a produção de materiais didáticos e a utilização das novas tecnologias em sala de aula, Prova Brasil, encaminhamentos teóricos metodológicos de cada disciplina da matriz curricular, etc.

Como projeto cultural, a escola participou no ano de 2009 do FERA com CIÊNCIA, sediando o evento com apresentações de diversas oficinas culturais.




3) Patrimônios materiais/imateriais e projetos culturais desenvolvidos na sua escola.

Trabalho no Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira. Merecem destaque, entre seus projetos culturais, o de dança, desenvolvido pela professora Neide Dolci - neste, os alunos aprenderam vários tipos de danças e fizeram uma apresentação do tango no Fera com Ciência; o projeto, desenvolvido pela professora Roseane Teston com os alunos da 8º série do Colégio Caio Moreira, foi o “Transformando Energia” - neste, os alunos fizeram uma simulação de uma usina eólica, utilizando um secador de cabelos, motorzinho de carrinho de brinquedo, fios e uma ventuinha de trator; e o projeto cultural de desfile de moda para arrecadação de verbas (idéia dos próprios alunos) para instalação de caixas de som em todas as salas de aula do colégio.





4) Pesquisa de tema para elaboração de projeto com oficina cultural.

Um tema interessante para o desenvolvimento de um projeto que contemple oficinas culturais é a dança. Por meio da dança podemos contribuir de maneira significativa para a entrada definitiva da dança no currículo das escolas brasileiras, além promover um processo educacional que realmente valoriza a pluralidade cultural, a diferença e o conhecimento interdisciplinar que se realiza através do diálogo contínuo entre corpo, mente, e sociedade. Isso implica na formação de cidadãos conscientes, portanto aptos a conviverem com a diversidade cultural.



5) Desenvolvimento / sistematização do projeto

Tema: Dança na escola

Conteúdos: princípios do movimento - respiração, equilíbrio, apoios, dinâmica postural.; elementos do movimento - o quê, como, onde e com que nos movemos; processos da dança - improvisação, composição coreográfica, repertórios; dimensões sócio-histórico-culturais da dança e aspectos estéticos - história, estudos étnicos, música, crítica e estética; e relações entre o ensino de dança nas escolas e a sociedade contemporânea - conceitos de tempo, espaço, corpo e novas tecnologias, interdisciplinaridade.

Objetivos: tornar acessível e difundir a dança e seus indiscutíveis benefícios às crianças, proporcionando um crescimento harmônico e saudável, equilibrando a relação corpo e mente.

Justificativa: Este projeto justifica-se tendo em vista que as relações que se processam entre corpo, dança e sociedade são fundamentais para a compreensão e eventual transformação da realidade social. A dança, enquanto arte, tem o potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção, integrando o conhecimento corporal ao intelectual.

Metodologia de trabalho:

_ vivências artísticas e exercícios de dança contemporânea;

_ apreciação de dança ao vivo e em vídeo;

_ discussões e problematização sobre o vivido e apreciado;

_ leituras e discussões de textos;

_ elaboração de diários de bordo e registro de aula;

_ elaboração e aplicação de projetos de ensino.



Cronograma: o projeto se realizará em 12 encontros de forma quinzenal, tendo início em abril de 2010.

Procedimentos: Os encontros serão divididos em 4 etapas. Em cada etapa faremos 1 encontro de estudo teórico, ficando o aluno responsável por uma pesquisa e a sua entrega no final da referida etapa; 1 encontro com exposição e/ ou apreciação de diversos tipos de dança; 1 encontro para elaboração de coreografias em ritmos variados, seguidos de ensaios extra-classe; e 1 encontro para apresentação das oficinas de dança para o público escolar.

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