quinta-feira, 17 de junho de 2010

MÓDULO 14 - ATIVIDADE: Pratiques p. 18, 52 e 54

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 14



Pratiques:


Pg 18) Quais outras manifestações populares identificam o povo brasileiro? Não se esqueça de anotar suas reflexões em seu memorial!


Além do samba e do futebol, mencionados no módulo, o Brasil conta com uma imensa e variada gama de manifestações de cultura, algo que varia muito de região para região. Na região Sul, por exemplo, podemos citar a música gaúcha como uma manifestação cultural, sem falar do delicioso churrasco, que também é típico da região, especialmente do estado do Rio Grande do Sul. Na região Norte o folclore é bastante desenvolvido, podemos destacar a festa do “Boi Garantido”, já na culinária, por ser uma região com grande quantidade de rios, os pratos típicos são a base de peixes e de plantas como o Jambu do Pará. Na região Nordeste podemos destacar a cultura histórica, os casarões coloniais, as igrejas, etc. Sua culinária é bem diversificada, com pratos regionais, como a moqueca de peixes, ostras e camarões e outros vindos da África como os abarás e acarajés. No Sudeste brasileiro temos principalmente a cultura do samba e na culinária tutu de feijão, feijoadas (trazidas pelos negros ao Rio de Janeiro) e as mais variadas comidas internacionais na grande São Paulo, considerada uma capital gastronômica. Na Centro-Oeste destacam-se manifestações como a festa do Divino Espírito Santo da cidade de Pirenópolis – GO e o eco-turismo, especialmente na região do Pantanal. A culinária é bem variada, conta com arroz carreteiro, moquecas, peixes, pato no tucupi, etc.



Pg 52) Depois de saber uma das histórias do “Negrinho do Pastoreio”, convidamos você para pesquisar e escrever em seu memorial outras lendas da Região Sul. Como sugestão, propomos a lenda de Vila Velha e a de como nasceu a erva-mate.
Obs.: Estas lendas, conforme o enunciado solicita, se encontram na íntegra no memorial do módulo 14.


VILA VELHA: A lenda da cidade da pedra.

Itacueretaba, antigo nome do que conhecemos [...]
E foi assim que Abaretama se tornou Itacueretaba.

Erva Mate – lenda Carijó
Uma tribo de índios carijós [...] dos feixes e renovando suas forças.

Pg 54) Que tal pesquisar as receitas Típicas do Sul? Você vai se deliciar com o pinhão, o pão-de-santo-antônio, a mandeltort, o marreco com repolho roxo, o barreado e outros. Registre em seu memorial.

No que se refere a esta questão, no memorial mencionei apenas o churrasco como prato típico da região Sul, especialmente do estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, a região é marcada por uma culinária diversificada, especialmente as trazidas pelos imigrantes europeus, como os italianos e alemães, por exemplo. No Rio Grande do Sul, além do famoso Churrasco (carne bovina assada em espetos), temos também uma bebida típica conhecida como Chimarrão, um chá amargo e quente de erva-mate que sorvido em bombas, o arroz carreteiro, etc. Em Santa Catarina podemos destacar o Churrasco ou Peixe com Pirão, o Marreco, o Eisben (joelho de porco ensopado), o Chucrute com polenta, etc. Já no Paraná, destacam-se pratos como o Pinhão, o Barreado, o Porco no Rolete, o Pintado na Telha, o Carneiro no Buraco, o Tererê (bebida servida gelada em uma bomba), etc.


Seguem algumas receitas:


Arroz carreteiro – RS

Ingredientes: 200 g de charque, sal a gosto, 350 arroz, 3 pimentões picados, 1 cebola grande picada, 4 tomates picados, 5 dentes de alho picados e 4 colheres (sopa) de óleo.

Preparo: Leve ao fogo uma panela com água até ferver. Adicione a carne e deixe por meia hora. Retire do fogo, escorra a água e corte a carne em pedaços pequenos. Em uma panela, aqueça o óleo, junte o alho, a cebola, o tomate e o pimentão. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando. Em seguida, junte o arroz, um pouco de água fervente e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Adicione sal, se necessário.



Chucrute – SC (Os catarinenses costumam servir este prato com polenta e peixe)

Ingredientes: 300 g de repolho branco, 100 ml de óleo, 50 ml de vinagre, 01 cebola média cortada em rodelas, 02 dentes de alho, sal e Pimenta-do-reino moída.

Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela de tamanho médio e cozinhe por 15 minutos. Escorra e sirva.



Barreado – PR

Ingredientes: 2 kg de paleta bovina desossada, 300 gr de bacon fatiado, 2 unidades de cebola, 3 cabeças de alho, 4 folhas de louro, 1 colher (chá) de cominho, sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Ingredientes da Massa: 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua, 1 xícaras (chá) de farinha de trigo e quanto baste de água.

Preparo: Corte a carne em pequenos cubos. Bata a cebola e o alho no liquidificador com um pouco de água. Cubra o fundo de uma panela grande com o bacon. Coloque um pouco de carne, tempere com o cominho, o louro, o sal, a pimenta e cubra com um pouco da cebola e do alho. Faça mais duas outras camadas até acabar os ingredientes. Adicione água até cobrir 5 cm acima da carne. Feche a panela, vede com a massa e coloque para cozinhar em fogo alto por 3 horas e fogo baixo por sete horas. Deixe descansar por oito horas com a panela fechada.

Preparo da massa: Misture as farinhas e vá despejando água até obter uma massa que deve ser grossa o suficiente para vedar a panela do Barreado.

Às vezes a farinha usada para vedar a panela acaba se desgrudando, deixando o vapor escapar. Antigamente as pessoas sapecavam uma folha de bananeira no fogo para amolecer e amarravam na boca da panela para ajudar a vedar. Se você não tiver uma folha de bananeira, você poderá utilizar celofane próprio para cozimento e colocar um peso sobre a tampa da panela. Modo de servir. Coloca-se um pouco de farinha de mandioca no fundo do prato e acrescenta-se o caldo misturando bem. Em cima desse pirão sirva a carne desfiada, acompanhado de banana, laranja e arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário