quarta-feira, 9 de junho de 2010

MÓDULO 13 - MEMORIAL

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima


MEMORIAL MÓDULO 13


Este memorial refere-se ao décimo terceiro módulo estudado no curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em Multimeios Didáticos, cujo tema abordado foi “Laboratórios”, parte que integra o bloco de formação específica em multimeios didáticos.

Neste módulo, tivemos contato com as práticas do laboratório, em especial, o de informática, conhecendo seus funcionamentos e rotinas. Percebemos o quanto é necessário o uso dos laboratórios para que o aluno tenha uma melhor assimilação dos conteúdos, pois as bases teóricas apreendidas em sala de aula tomam vida nos laboratórios.

Foram trabalhados vários temas como: alguns fundamentos da educação – que levaram à necessidade dos laboratórios no ambiente escolar; os laboratórios de ciências, biologia e química (organização, cuidados na manutenção, materiais e reagentes) – cuja importância é imensurável, pois trata-se de uma ferramenta mais que adequada à construção do conhecimento; laboratório do ensino de línguas – expressão da modernidade; laboratório de informática – imprescindível com os avanços tecnológicos da atualidade; etc. Dentre os temas trabalhados no módulo, destaco a importância da experimentação como prática científica, pois é este um caminho de descoberta que leva ao prazer de criar, de conhecer, de sentir aquilo que se estuda, que se pesquisa.

Vale a pena mencionar algumas atividades que foram desenvolvidas durante o módulo, com vistas que nos dá uma dimensão mais exata da complexidade e relevância dos estudos realizados. Destaco, aqui, a elaboração de um projeto a ser desenvolvido no laboratório da escola. Pensar, ou melhor, planejar uma aula experimental utilizando um laboratório não é tarefa muito fácil para muitos agentes educacionais, pois muitos não apresentam uma formação pedagógica que os capacitem para este nível de compreensão, ou para um direcionamento adequado. Entretanto, percebi que muitos foram os esforços para o desenvolvimento de um bom trabalho, pesquisas incansáveis, questionamentos junto aos professores, etc. Tudo para a realização de um trabalho coerente e de qualidade.

Com o referido conteúdo, podemos contribuir para o direcionamento da prática pedagógica escolar, dando apoio aos professores e alunos, à equipe pedagógica da escola e à comunidade como um todo, e assim, proporcionando oportunidades de ressignificação dos conteúdos principalmente aos discentes, auxiliando no que for preciso para garantir uma melhor construção da aprendizagem e do crescimento, individual e coletivo, dos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário