terça-feira, 3 de abril de 2012

MEMORIAL DO MÓDULO 5

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima e Leila Maria Magalhães da Silva Garcia
Referência: Módulo 5

Análise e interpretação da afirmativa de Hobsbawm: “A Revolução Francesa deu aos povos a noção de que a História pode ser mudada por sua ação”

Um Breve relato sobre a Revolução Francesa:
Liberdade, igualdade e fraternidade foram princípios solenemente enunciados na França, pela primeira vez, em 1789, num processo revolucionário – a Revolução Francesa – que pretendia romper com a antiga sociedade de ordens e privilégios.
A Revolução Francesa é considerado por muitos historiadores o marco tradicional do início da Idade Contemporânea. Foi um movimento que contou com a participação de vários grupos sociais, incluindo a população pobre das cidades, os pequenos produtores e comerciantes e os camponeses explorados pela servidão. Ao final de um longo processo, os privilégios foram extintos. Mas, em seu lugar, a burguesia adquiriu privilégios pelo poder econômico.
Por volta de 1789, a França era o país mais populoso da Europa Ocidental, com aproximadamente 25 milhões de habitantes. Essa população estava dividida em três ordens ou estados: o clero baixo e o clero alto (primeiro estado), a nobreza: cortesã provincial e nobreza de toga (segundo estado), e o restante da população (camponeses, sans-culottes, pequena burguesia, média burguesia e alta burguesia), este é o terceiro estado. Cada uma dessas ordens dividia-se internamente em grupos, muitas vezes rivais.
A revolução é uma mudança radical e, geralmente, violenta, de uma estrutura social, política e econômica. Para haver uma revolução, é preciso que o descontentamento do povo tenha chegado a um ponto insuportável e que haja grupos organizados capazes de dar uma direção a essa revolta. Desde meados do século XVIII a economia francesa apresentava sinais de crise, resultado das guerras na Europa e na América. Devido às lutas provenientes da crise econômica e muitas discussões sobre a situação da sociedade na época, almejando uma mudança, o iluminismo vai se fortalecendo formando associações a fim de divulgar suas idéias e que mais tarde tornam-se revoltas dos aristocratas, organizadas em prol de mudanças. Uma das principais lutas era pelos direitos humanos.

Países com maior envolvimento: Inglaterra - século XVII; Estados Unidos - século XVIII; França – século XVIII .

Podem-se citar inúmeros fatos que marcaram na Revolução Francesa, entre eles destacam-se: Formação da assembléia Constituinte e tomada da Bastilha (1789); Aprovação da Constituição Civil do Clero (1790); Aprovação da Constituição e Início da monarquia constitucional (1791); Início da guerra contra Áustria e Prússia, suspensão do rei Luis XVI e posse da Convenção Nacional (1792); Execução do rei Luis XVI e início do terror (1793); Queda e morte de Robespierre e fim do Terror (1794); Conclusão da Nova Constituição e governo do Diretório (1795); Golpe do 18 de Bromarei dado por Napoleão Bonaparte (1799). Tais fatos demonstram que a ação do homem, seja física ou intelectualmente, transforma diversas situações. Nesse sentido, entendo que Hobsbawm estava correto quanto à afirmativa acima citada, pois a Revolução Francesa foi a prova real de que a História pode ser mudada por meio da ação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário