sábado, 17 de março de 2012

MÓDULO 4 - RELATÓRIO PPS

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 4


RELATÓRIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Assunto: Relatório das Atividades Práticas desenvolvidas nos Estabelecimentos de Ensino.

Objeto da Apuração: Planejamento, Entrevista e Estudo de Caso

Local: Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira – E F M e Colégio Estadual Cianorte

Data: Novembro de 2008


Senhora Tutora do Curso Profuncionário Multimeios Didáticos:


Este relatório objetiva demonstrar os resultados das atividades práticas desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino: Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira, no qual trabalho, e Colégio Estadual Cianorte, no qual realizo o curso do Profuncionário. Realizei as devidas atividades nos dias 03, 06, 07, 08 e 09 de Novembro, período em que me dediquei exclusivamente para a execução das mesmas. Dizem respeito ao quarto módulo do curso, o qual aborda a temática “Relações Interpessoais: abordagem psicológica”, de Regina Lúcia Sucupira Pedroza (2006), composto por cinco unidades que contemplam questões relevantes ao conhecimento dos profissionais da educação, tais como: a relação da psicologia com a educação; a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem; a noção de estágios em psicologia do desenvolvimento; entre outros. Tais conteúdos possibilitam uma construção teórica importantíssima para a compreensão de alguns aspectos do desenvolvimento psicológico e nos enriquecem, enquanto pessoas que atuam no campo educacional, na medida em que promovem uma reflexão mais elaborada acerca do papel não só da escola, mas da sociedade como um todo na formação do sujeito.
Como primeira atividade prática, nos foi proposta a elaboração do planejamento de uma aula, em abordagem psicológica, do filme “Náufrago”, o qual apresenta diversos aspectos psicológicos que podem estar sendo trabalhados em sala de aula. Conseguimos por meio de análise, planejar uma aula que considera pontos relevantes apresentados no filme, tais como: as relações sociais, a sociedade civil, solidariedade e conflitos, diversidades sócio culturais, divisão de classes sociais, inversão na transformação humana, importância da comunicação, entre outros. Propusemos ainda, algumas atividades como: debates em sala de aula, pesquisas acerca das relações interpessoais na sociedade contemporânea, curiosidades sobre os naufrágios, possíveis notícias da época do lançamento do filme, diferenciação das culturas, reflexão acerca da busca pela sobrevivência e a da importância da comunicação. Essa atividade foi realizada no Colégio Estadual Cianorte, tendo em vista que o local viabilizou meu encontro com a Leila, outra cursista companheira de atividade. É importante para nós, enquanto alunos de um curso em multimeios didáticos, estarmos realizando este tipo de trabalho, uma vez que ao atuarmos junto ao professor podemos contribuir com sua aula no sentido de propor debates, dar sugestões, etc., tendo em vista que já possuímos conhecimentos prévios adquiridos durante o curso.
Como segunda atividade prática, entrevistei o Professor Pedagogo Cláudio Madureira de Andrade, que atua nesta função nos colégios Primo Manfrinato e Caio Moreira, e ainda trabalha em sala de aula com uma 2ª série na Escola Municipal Jorge Moreira da Silva, acerca da contribuição dos conhecimentos psicológicos no cotidiano escolar. Foi perceptível, por meio dessa entrevista, a verificação de como os aspectos psicológicos contribuem de forma efetiva no cotidiano escolar e a importância do professor ter bem definidos tais conhecimentos, uma vez que esses além de viabilizarem uma melhor atuação demonstram o comprometimento do mesmo com relação à educação.
O estudo de um caso de indisciplina na escola, em uma abordagem psicológica, foi a terceira atividade prática realizada. Essa possibilitou-nos verificar a responsabilidade atribuída à Psicologia na solução dos mais variados problemas existentes na sociedade contemporânea. Foi possível perceber que muitos estudiosos, a fim de atender as demandas dessa sociedade, têm procurado estruturar, no plano teórico, uma psicologia de base marxista, capaz de analisar o psiquismo humano a partir de sua historicidade, considerando o processo educacional como condicionado.
Vale ressaltar que as atividades práticas propostas são de grande valia para formação continuada dos Agentes Educacionais. Precisamos ter claros alguns conceitos psicológicos para podermos contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Em posse de tais conhecimentos, é possível uma reflexão mais elaborada acerca do contexto psicológico no qual o aluno se insere e, consequentemente, uma atuação no sentido de viabilizar o construto teórico, o saber elaborado de nossos alunos.
Nada mais havendo a relatar, atenciosamente,



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Rosilene de Lima
Cursista

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