sexta-feira, 26 de março de 2010

MÓDULO 8 - MEMORIAL

Colégio Estadual Cianorte - E F M P

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário

Professora: Valquiria Charles

Aluna: Rosilene de Lima

Referência: Módulo 8



MEMORIAL MÓDULO 8



Este memorial refere-se ao oitavo módulo estudado do curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em Multimeios Didáticos, cujo tema em questão foi “Produção Textual na Educação Escolar”, parte integrante da área de formação técnica.


Em linhas gerais, pode-se dizer que o referido módulo proporcionou ler, compreender e produzir diversos textos e documentos do cotidiano escolar com mais autonomia e em diferentes linguagens. Estudamos maneiras de desenvolver uma leitura mais crítica, o que considero muito enriquecedor.


Um aspecto importante a ressaltar é a questão da coesão e coerência dos textos, especialmente aqueles que vamos elaborar. É preciso que as frases e os parágrafos estejam conexos, aumentando o grau de compreensão do leitor.


Tão importante quanto a coesão e a coerência é a precisão, a objetividade do texto. Em tempos atuais, com a correria do dia-a-dia, precisamos ser mais objetivos em nossos textos para que o leitor possa perceber rapidamente, de forma clara, a nossa mensagem.


Estudamos o texto como uma forma de registro das experiências pessoais. Se hoje, temos tantas informações dos povos antigos e das primeiras civilizações, devemos isso aos textos e / ou aos diferentes tipos de linguagens, como os desenhos, por exemplo, que ficaram “gravados”, registrando uma memória.


Trabalhamos também com redações oficiais, estudando seus componentes e a importância de cada uma. Pesquisamos textos jornalísticos, atas, relatórios, ofícios, memorandos, requerimentos, cartas, comunicados, declarações, solicitações, encaminhamentos, convites, e-mails, entre outros, elaborando alguns desses. Gostei, especialmente, de elaborar uma carta resposta para a professora Olga Freitas, autora deste módulo.


Concordo com a autora, quando diz que gráficos e tabelas são bastante necessários à organização administrativa de uma escola. Na escola em que trabalho, utilizamos muito este tipo de recurso. São essenciais para a explanação de dados estatísticos, na elaboração de planilhas e em documentos diversos.


Enfim, posso relatar que o módulo oitavo, como um todo, foi de imensa importância, pois por meio dele, nós, funcionários (especialmente os que estão atuando nas secretarias das escolas), obtivemos uma soma de saberes à nossa prática diária.


Para finalizar, não poderia deixar de comentar a respeito do memorial. Já foram elaborados, no decorrer do nosso curso, sete memoriais, um para cada módulo, sendo este o oitavo e, somente agora, tivemos um módulo que tratou formalmente sobre como elaborar um memorial. Ora, esse não deveria ter sido o primeiro?




Referência:



BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Produção Textual na Educação Escolar / Elaboração: Olga Freitas. Brasília: UnB, Centro de Educação a Distância, 2005.

2 comentários:

  1. Olá, a todos desta comunidade!
    Sou Rosiana P. Mourão de Tarauacá -Acre
    Estou fazendo o curso do Profuncionario em Tecnico em Secretaria Escolar, estou bastante motivada em relação ao curso que terá uma duração de apenas um ano e cinco meses.

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  2. Ola cursista do Profuncionário!
    Sou Edileuza Costa de Souza de Colméia-Tocantins
    Estou fazendo o curso Técnico em Secretaria Escolar
    estou otimista pois estou crescendo em conhecimento


    24 de novembro de 2011

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