terça-feira, 23 de março de 2010

MÓDULO 7 - ATIVIDADE: Glossário de termos digitais


Obs.: Pesquisa desenvolvida como uma das PPSs durante o módulo.


1. Educação Digital: Em época de mudanças de paradigmas e discussão sobre novas formas de ensinar, surgem, com a evolução, novos meios de apoio tecnológicos e com eles a responsabilidade civil e criminal de nossos atos no mundo virtual, assim como no mundo presencial. A Educação Digital vem suprir essa demanda, incentivando a conscientização na utilização da ambiência digital.


2. Inclusão Digital: é a democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.


3. Linux: é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo ou sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.


4. Mídia: Qualquer meio de comunicação utilizado para veicular mensagem de conteúdo promocional ou publicitário.


5. TIC's: é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações.



6. Placa-mãe: Placa de circuito impresso em que se encontram os principais componentes de um computador, como o processador e a memória principal.


7. Software livre: é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre e tornar o código fonte de programa disponível.


8. Login: é o nome que o usuário utiliza para acessar o servidor em rede. Para entrar na rede, é preciso entrar com a identificação (login), seguido de uma senha (password).


9. Portal Domínio Público: o software de domínio público pode ser usado, copiado, alterado e até mesmo vendido livremente. O autor do programa abdicou de todos os direitos sobre o produto.


10. Website: Um conjunto de páginas Web, normalmente sob um mesmo ou diferentes domínios, acessadas por uma única homepage.


11. Internet: rede mundial de computadores que utiliza a arquitetura de protocolos de comunicação TCP/IP. Originou-se de um sistema de telecomunicações descentralizado criado pelo Depto. De Defesa dos Estados Unidos durante os anos 70 e 80, cresceu entre os meios acadêmicos, quando sua principal aplicação era o correio eletrônico. Com a aparição da Word Wind Web 1993, a internet se popularizou,prove transferências de arquivos, login remoto, correio eletrônico, news, navegação na Web e outros serviços.


12. Mozilla Firefox: O firefox permite uma navegação mais rápida, segura e eficiente. Nenhum outro navegador se equipara à sua qualidade.


13. www: World Wide Web Consortium, ou W3C, é um consórcio de empresas de tecnologia criado para desenvolver a Web até o maior grau possível de evolução. São chamados de páginas de web e podem conter textos, imagens e arquivos de áudio e vídeo, além de ligação com outros documentos na rede.


Fonte: wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário