segunda-feira, 5 de julho de 2010

MÓDULO 15 - ATIVIDADE: Notas sobre a UNESCO

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 15


Texto referente ao pratique (p. 18)


A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. Entre suas principais funções, pode-se destacar os caminhos que abre entre as diversas nações, para que haja diálogo entre elas, para que todas falem uma mesma língua, a do “respeito aos valores da humanidade”. Conforme apresenta o documento elaborado por Roberto Rossi (p.2):

A UNESCO trabalha com o objetivo de criar condições para um genuíno diálogo fundamentado no respeito pelos valores compartilhados entre as civilizações, culturas e pessoas. Este papel é primordial, particularmente em face do terrorismo, que constitui a negação dos princípios e valores da Carta das Nações Unidas e um ataque contra a humanidade. O mundo requer urgentemente visões globais de desenvolvimento sustentável com base na observância dos direitos humanos, no respeito mútuo e na erradicação da pobreza. Temas esses que está no cerne da missão da UNESCO e em suas atividades.

Com vistas à afirmação supracitada, podemos firmar com mais propriedade a relevância do papel da UNESCO nessa “ponte” entre as nações. Entre os diversos países que a compõem podemos citar a Bulgária, Japão, Espanha, Senegal, França, Itália, México, Reino Unido, Brasil, etc.

A UNESCO, no Brasil, desenvolve diversos projetos, como “Educação para Todos”, “Monitoramento Global de Educação para Todos”, “Décadas das Nações Unidas de Educação”, “Décadas das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável”, “Rede de escolas Associadas”, etc. Tais projetos englobam as áreas das Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Comunicação e Informação.

No que se refere à informática educativa brasileira, esta é inerente à área da Comunicação e Informação. A UNESCO acredita que a comunicação, a informação e o conhecimento são promovem o desenvolvimento sustentável, assim, lutam para que essas ferramentas façam parte da vida das pessoas menos privilegiadas: “A Organização coloca o foco nas dimensões humanas do hiato digital – diversidade cultural e linguística dos conteúdos, acesso à comunicação, à informação e empoderamento da sociedade civil.” (ROSSI, 2007, p. 20).

Com relação à Comunicação e Informação, uma parte fundamental da estratégia da UNESCO consiste na:

[...] promoção do acesso à informação e ao conhecimento por meio de uma gama de atividades que incluem a criação de oportunidades de treinamento em TICs (Tecnologias de Informação e Comunicacão), particularmente para mulheres e jovens; desenvolvimento e distribuição de software livre e colaboração com as companhias privadas de software para o benefício de todos.
Neste sentido, considera-se a UNESCO, juntamente com suas estratégias de ação, como fundamentalmente necessárias à transformação da educação brasileira. Avalia-se que a mesma contribui sobremaneira para a disseminação da comunicação, da informação e consequentemente da informatização do país.


Referências:

ROSSI, Roberto. UNESCO, O que é? O que faz? UNESCO: 2007. Disponível em:
Acesso em: 26/03/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário