quinta-feira, 29 de julho de 2010

MÓDULO 15 - ATIVIDADE: Roteiro do filme

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 15

ROTEIRO DO FILME

(Nessa atividade filmamos a nossa peça teatral, que foi uma peça!!! Observamos que este é um roteiro muito simples, elaborado pelo nosso grupo, conforme pode ser observado nas fotos da execução do projeto. Foi muito divertido, uma brincadeira, digamos assim. Portanto, o roteiro abaixo não segue normas ou padrões científicos de elaboração, não devendo ser utilizado como parametro para tal.)

Profª: Bom dia!

Alunas: Bom dia!

Profª: Tudo bem com vocês?

Alunas: Tudo.

Profª: Vamos iniciar nossa aula. Vamos fazer a oração que a gente faz todo dia? Eu falo e vocês repetem depois de mim. Fabiana, agora não! Vamos fazer nossa oração. Eu sei que vocês já tiveram outro professor, mas agora vamos fazer nossa oração em silêncio e com respeito. Vamos lá então: “Senta aqui Jesus querido, reservei seu lugarzinho, quero ser um bom aluno e também seu amiguinho”.

Profª: Meninas!

Rose: atchim!

Isabel: A gripe suína aqui professora.

Profª: Então, nós vamos falar sobre isso também, é importante a gente falar sobre isso. O inverno está chegando, e eu vou ter que falar com vocês. Hoje eu preparei uma aula, assim,diferente, porque nós vamos dar um introdução a uma matéria diferente. Entre vocês às vezes surge assim, vocês ficam se cutucando uma à outra: “Ai professora, porque fulana não sei o quê”, e não pode ser assim. Então eu vou contar uma historinha para vocês hoje, aí depois eu quero que vocês me falam o que vocês entenderam ta? Rose, por favor querida, guarda seu materialzinho, escuta o que eu vou falar para vocês agora. Olha que lindo o que eu vou contar para vocês. É uma historinha (Fabiana, Jaqueline!) Olha que bonitinho, é uma historinha das princesas, e olha o titulo: “Até as princesas soltam pum.”. (risadas...) Vocês precisam prestar atenção. Se não prestar atenção, não vou conseguir fazer. Rose eu vou tomar seu caderno, eu vou tomar seu caderninho, depois não vou entregar.

Rose: Ta bom, ta bom.

Profª: Então vamos prestar atenção. Olha só a menininha chegou em casa e falou para o pai dela que lá na escola, todo mundo ficava tirando saro dela, porque um dia ela soltou um pum dentro da sala de aula, aí o pai dela falou assim: Não, eu vou explicar para você que até as princesas fazem isso. Então ele pegou um livro.

Isabel: Professora eu acho que essa menina é a Fabiana.

Fernanda: Eu também acho, ela é fedida.

Fabiana: Olha aí Professora eu vou bater nela.

Profª: Gente olha só... Vocês estão impossíveis hoje. O que está acontecendo?

Fernanda: É a chuva professora.

Profª: Eu acho que é a chuva.

Profª: Gente, olha, assim vai difícil dar aula para vocês, vou ter que chamar o pai e a mãe aqui.

Fabiana: Foi ela, foi ela, foi a Rose.

Rose: Me pai me bate, não pode.

Profª: Então presta atenção, senão...

Fernanda: Meu pai não vem aqui, ele ta preso.

Rose: Meu pai me bate.

Profª: Tá vendo como que é?

Fabiana: É bom mesmo, você é muito atentada.

Rose: O pai dela ta preso!!

Isabel: ééééééh?

Profª: O pai dela ta preso. Tem um motivo para ter acontecido isso, mas nem por isso deixa de ser pai dela. Não é verdade? A gente tem que respeitar, tem que respeitar.

Rose: Eu respeito.

Profª: Prof: Então ta bom.

Fernanda: Você vive me xingando.

Rose: Eu não, mas também você fica mexendo comigo.

Profª: Agora não ta. Então eu vou fazer assim oh, cada uma de você vai me contar...

Rose: Professora ela roubou minha caneta.

Fabiana: Eu não, ladrão é o pai dela.

Rose: Pode olhar lá.

Fernanda: Não, ele não é ladrão.

Profª: Gente, assim não vai dar. Assim não vai dar certo. Então nós vamos ter que mudar. Olha só, a historinha é bonitinha, então eu quero que cada uma de vocês me fale. Eu estou falando de uma história para gente falar das diferenças de um pro outro. Vocês acham que é interessante isso? O que vocês acham? A gente tem que respeitar um ao outro?

Isabel: Depende.

Profª: E porque que depende?

Isabel: A Fabiana eu não respeito.

Fabiana: Ai nojenta.

Isabel: Ela quer me bater.

Fabiana: Eu também não respeito você.

Profª: Se vocês pensam isso já desde pequeninhas, quando vocês chegarem lá na universidade, com que pensamento vocês vão estar?

Profª: Psssst, meninas, meninas. Vou fazer bilhetinho e vou mandar pro pai e pra mãe.
Jaqueline: Menos pra minha.

Rose: Professora, ela pegou, ela não quer devolver minha caneta.

Fernanda: A Jaqueline ta muito quieta.

Jaqueline: Eu sou quietinha.

Fernanda: A mãe dela educou a gente.

Fabiana: É porque ela é filha de professora.

Jaqueline: Isso, minha mãe é professora, minha irmã...

Rose: CDF, não come chiclé.

Profª: Olha só, nossa aula hoje. Agora eu vou pedir uma coisa pra vocês. Está encerrando a aula, eu vou pedir pra vocês chegarem em casa, conversar com o papai e com a mamãe, ou um responsável que cuida de vocês, falar sobre hoje, que eu comecei a falar sobre as diferenças, que a gente tem que respeitar os outros, e na próxima aula eu quero que cada uma de vocês venham e falem para mim uma experiência de vocês em casa. Vamos combinar assim então?

Profª: Então, até amanhã. Um beijo pra todas. Por favor, vão embora direitinho, tá bom?
Pssst! Vamos fazer assim: vamos levantar, vamos sair devagarzinho, ali pela porta ta.
Devagar, devagar. (Todos correm)
É isso aí, a nossa educação, infelizmente, hoje em dia está assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário