quinta-feira, 29 de julho de 2010

MÓDULO 15 - MEMORIAL

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima


MEMORIAL MÓDULO 15


Este memorial refere-se ao décimo quinto módulo estudado no curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em Multimeios Didáticos, cujo tema abordado foi “Informática aplicada à educação”, parte que integra o bloco de formação específica em multimeios didáticos.

Neste módulo, tivemos contato com a informática em sua dimensão educativa, um importante recurso pedagógico para a ambiência escolar. Conhecemos a história da implantação da informática no Brasil e traçamos um gráfico de seu desenvolvimento, das formas de adaptação para o uso das escolas, das técnicas que enriquecem o trabalho pedagógico dos professores, entre outros.

Avaliamos a importância da utilização do computador na escola como recurso pedagógico. A informática e a internet (especialmente) dinamizam o cotidiano escolar, tornam as aulas mais criativas, mais motivadoras e, como consequência, os alunos se mostram mais interessados, curiosos, com o desejo de conhecer o diferente, de aprender fazendo novas descobertas. É preciso, porém, que se faça uso dessas tecnologias de forma consciente, que desperte a criticidade e leve o aluno à mobilização, discussão e reflexão da sua relevância.

Entende-se que o funcionário de escola, hoje, no estado do Paraná, chamado de Agente Educacional II, tem um importante papel na difusão e/ou ampliação dos recursos que a informática pode oferecer para educação básica. O conhecimento dos procedimentos e técnicas que envolvem os recursos tecnológicos auxilia sobremaneira a organização do trabalho didático do professor. Entretanto, são poucos os profissionais capacitados para lidar com essas tecnologias, que manuseiam esses materiais e que podem transformar a informática em uma aliada no processo de ensino-aprendizagem. Há que se considerar o alargamento desse tipo de formação um desafio a enfrentar. Este curso que estamos fazendo é apenas o início daquilo que a educação realmente demanda.

7 comentários:

  1. Oi, boa tarde, meu nome é Maurinho Junior, sou de Colniza-MT, estou concluindo o Profuncionario, porem estou atrasado com minhas atividades, por motivos de força maior, e o calendário do curso é até dia 10 de dezembro agora, sou o unico aluno de Multimeios Didaticos aqui na cidade, sera que vc poderia me ajudar, me passe as respostas dos pratiques do modulo 15 e 16 (informatica aplicada a educação / Informatica aplicada as artes) eu ficaria muito grato por isso, meu email é: mjuniorsneves@hotmail.com se vc tambem precisar de alguma coisa e eu poder ajudar, é só pedir. Fique na paz de DEUS, tudo de bom. Gostei muito de seus trabalhos postados no blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,pelo seu memorial tão bem elaborado,proximo dia i6/12/2010 estarei concluindo também.

    ResponderExcluir
  3. oi boa tarde me chamo fernanda e estou com dificuldades para fazer o memorial do modulo 2 das unidades de 1 a 11, será que poderia me ajudar? desde já agradeço, meu imail é gatinhamulher123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. oi boa tarde sou do Paraná, me chamo paula e comecei a fazer o profuncionario estou com muitas dificuldades pois minha tutora pediu para fazer as reflexões e os pratiques será que poderia me ajudar? Desde já peço que deus lhe abençoe estou no módulo 3, meu imail é paulaciliao@hotmail.com. Parabéns pelo trabalho, um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!!!!!!
    Sou do Rn e estou com dificuldade pra fazer um projeto no laboratório de informatica, se possivél mim de algumas dicas, meu email é josilenemoura_m@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, boa noite, meu nome é Rosy, sou de Medina MG estou concluindo o Profuncionario, porem estou atrasado com minhas atividades, por motivos de força maior, e o calendário do curso é até dia 20 de dezembro agora, sou a unico aluna de Multimeios Didaticos aqui na cidade, sera que vc poderia me ajudar, me passe as respostas dos pratiques do modulo 12(Biblioteca Escolar), 13(Laboratorios), 14(Oficinas Culturais), 15(informatica aplicada a educação /16 Informatica aplicada as artes) eu ficaria muito grato por isso, meu email é: r-olinda@bol.com.br. Gostei muito de seus trabalhos postados no blog.

    ResponderExcluir
  7. EU SOU GEISE DE CAMPO GRANDE-MS ESTOU COM DIFICULDADE NO ESPECÍFICO DE INFRAESTRUTURA TENHO QUE ENTREGAR MEU MEMORIAL DIA 10/05

    ResponderExcluir