sexta-feira, 16 de abril de 2010

MÓDULO 10 - ATIVIDADE: Pratique p. 54

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Valquíria
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 10


Pratique referente à página 54

Ao realizar a atividade proposta na página 54 do módulo 10, Teoria da Comunicação, me diverti muito. É muito diferente do cotidiano, raramente precisamos gesticular ou fazer mímicas para nos comunicar, com tempo marcado então, nem se fala. A referida atividade me possibilitou verificar o quão difícil é a comunicação sem a fala, tendo em vista que uma conversa ou um recado que demoraria no máximo dez segundos para ser transmitido oralmente, por meio de gestos pode levar minutos e, às vezes, não se consegue passar com precisão aquilo que se pretende. Nota-se, portanto, que a melhor forma de comunicação existente é a fala, pois conseguimos, por meio da mesma, transmitir comunicados e/ou conhecimentos de forma específica, não privando o receptor das peculiaridades referentes ao que se está transmitindo. Ora, os detalhes é que fazem a diferença.



Pratique referente à página 103


Uma das indagações de Bessa (2009) para nós, alunos do Prófuncionário em multimeios didáticos, é a seguinte: Para a escola faz diferença ter ou não, usar ou não, a mídia nos processos pedagógicos?

Hoje, após o estudo de um mês sobre o referido assunto, respondo ao Bessa que sim, faz uma diferença imensa. Sabe-se que as novas tecnologias, desde que usadas de forma adequada, são extremamente relevantes ao processo de ensino-aprendizagem. Podemos citar, por exemplo, a internet, um canal de comunicação pelo qual se tem acesso a um emaranhado de informações que podem ser utilizadas nas escolas. Além de poder fazer parte do conteúdo trabalhado a internet dispõe de ferramentas que cativam seu leitor, ou seja, o aluno pode “olhar” para o conteúdo de uma forma diferenciada, se interessando por pesquisar mais sobre, o que na maioria das vezes não ocorre nos limites de uma sala de aula convencional.

Creio que é quase impossível não usar a mídia na educação escolar na atualidade. Seria concorrer com meios poderosos de comunicação. Em outras palavras, a mídia está preparada para comunicar-se com o aluno por uma via de mão única e na relação professor x aluno o processo de comunicação deve ser recíproco.

Se a escola dispusesse de toda a tecnologia de informação e comunicação existente, sob o meu ponto de vista, teríamos um novo conceito de educação. Uma educação que vai além do quadro e do giz, que ultrapassa as fronteiras do ensino e que supera a forma linearizada de aprendizagem que se tem nos dias atuais.

25 comentários:

  1. estas atigvidades sao de qual curso do profuncionario ,estou precisando das atividades do modulo 10 de infraestrutura .

    ResponderExcluir
  2. Olá, td bem com vc?
    Conforme a apresentação do blog, as atividades aqui postadas referem-se todas ao curso de multimeios didáticos.
    Atenciosamente,
    Rosilene

    ResponderExcluir
  3. gostaria de ver as atividades do módulo 10 de GESTÃO

    ResponderExcluir
  4. Olá! As atividades são referentes ao curso de multimeios. Infelizmente não tenho dos demais cursos. Espero em breve poder atender a todos nesse sentido. Abraços, Rosilene.

    ResponderExcluir
  5. preciso das atividades de infra estrutura dos módulos 10 - 11 - 12 - 13

    ResponderExcluir
  6. eu já preciso das atividades dos módulos 14 - 15 e 16 do profuncionário de infra estrutura...ficarei agradecida pois preciso estudá-los já

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostaria de saber quem está precisando e que deixasse o e-mail, pois não tenho como responder se não tiver essas informações. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá Lene. Gostei muito do teu blog. Estou procurando pessoas que estão fazendo o Técnico em Secretaria Escolar ou Gestão Escolar. Pode me ajudar? meu email: mema_gioo@yahoo.com.br.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Preciso de uma síntese(resumo) dos módulos 10, 11, 12, 13 14 - 15 e 16 do profuncionário(infraestrutura), para o memorial, ficarei muito agradecida se poder me ajudar.
    Meu email:suelitfalcao@hotmail.com

    Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosilene,
    Por favor me ajude na elaboração da minha PPS pois percebo pelo desenvolvimento de suas atividades que vc poderá me ajudar meu e-mail: adriana_dourada@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Rosilene,
    Estou cursando Profuncionário com habilitação em multimeios didáticos por favor me envie resposta do pratique da página 55, reflexão pg 57, reflexão pg 63 pois além do memorial tenho que entregar 04 pratiques para concluir cada módulo.
    Aguardo retorno.
    meu e-mail:adriana_dourada@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Rosilene,
    Estou cursando Profuncionário com habilitação em multimeios didáticos por favor me envie resposta do pratique da página 55, reflexão pg 57, reflexão pg 63 pois além do memorial tenho que entregar 04 pratiques para concluir cada módulo.
    Aguardo retorno.
    meu e-mail:adriana_dourada@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Rosilene,
    Respostas dos pratiques são referentes ao módulo 11.
    adriana_dourada@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Rosilene,
    Estou cursando Profuncionário com habilitação em multimeios didáticos, por favor me envie resposta dos Pratiques das pag. 16, 85, 101 e 103 do modulo 10
    savia_rubia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Rosilene,

    Cadê vc sumiu.

    Abraço.
    Adriana

    ResponderExcluir
  16. ola Leni boa tarde!! estou precisando muito dos pratiques e memoriais 15 e 16, do profuncinarios de infraestruturas se puder me ajudar ficarei muito agradecida.... obrigado Michelly
    mich.elly.paz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, bom dia !
    Eu gostaria q vc envi o memorial do curso tecnico de gestão escolar do modulo.
    meu email: arleudo_01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. oi estou cursando o modulo 10 INFRAESTRUTURA, vc pode me ajudar com os pratiques 77 e 88 e com a pps, por favor sei que vc pode me ajudar!
    meu email:mavieirac@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. preciso dos trabalhos dos modulos 12, 13, 14, 15,16, infraestrutura ficarei agradecida se puder me ajudar email: lorenamilani98@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Rosilene,
    Por favor me ajude na elaboração da minha PPS, curso de secretaria escolar [ profuncionario ]pois percebo pelo desenvolvimento de suas atividades que vc poderá me ajudar meu e-mail: m.lena.2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Rosilene,
    Por favor me ajude na elaboração da minha PPS, curso de secretaria escolar [ profuncionario ]pois percebo pelo desenvolvimento de suas atividades que vc poderá me ajudar meu e-mail: m.lena.2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Rosilene,
    Por favor me ajude na elaboração da minha PPS, curso de secretaria escolar [ profuncionario ]pois percebo pelo desenvolvimento de suas atividades que vc poderá me ajudar meu e-mail: m.lena.2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Me ajude a realizar a PPS módulo 10 multimeios

    ResponderExcluir
  24. PRECISO DO PRATIQUE 31 MODULO 15- GESTÃO ESCOLAR- PROFUNCIONARIO

    ResponderExcluir