quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MÓDULO 3 - Entrevista com a professora da Sala de Recursos

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 3


Entrevista com a profª da Sala de Recursos

Em entrevista com a professora da Sala de Recursos, Vânea Gonçalves Pires do Nascimento, acerca da inclusão do aluno especial, a mesma fez as seguintes considerações:
• A maioria dos alunos que freqüentam a Sala de Recursos não são discriminados, até mesmo porque não são especiais, têm dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.
• Apenas uma aluna da Sala de Recursos, E. F. P., que é portadora de deficiência mental leve, é, em seu ponto de vista, discriminada. Os alunos da turma não querem fazer trabalhos ou atividades em grupo com ela, tendo em vista que se sentem prejudicados por a aluna não realizar com a mesma precisão as atividades ou pelo fato de terem que ajuda-la ou ensina-la, o que toma tempo dos mesmos.
• Quanto à estrutura física da escola, avalia como boa para os alunos especiais, cadeirantes, que hoje estão matriculados na escola. A escola está bem adaptada com rampas, banheiros próprios e carteiras adaptadas. Considera esse tipo de inclusão como positiva, visto que os dois alunos não são deficientes mentais, são apenas paralisados cerebrais, com parte do corpo comprometida. Na APAE esses alunos não teriam o atendimento que tem na escola, pois lá a formação é voltada para a capacitação profissional, ou seja, para a inserção no mercado de trabalho.
• A escola está adaptada para o caso acima citado, entretanto, se receber um aluno de baixa visão ou cego, por exemplo, não está apta para trabalhar com esse aluno. Assim, considera a estrutura física como parcialmente preparada para a inclusão.
• A professora avalia que para muitos professores, que não possuem formação em educação especial, a inclusão é vista de forma negativa, pois não estão preparados para trabalhar com esse alunado. Consideram extremamente difícil, por não terem muita comunicação e também por terem que fazer dois planejamentos, duas avaliações, ou seja, o trabalho é dobrado.
• Quando ocorre distribuição de aulas da turma em que esses alunos estão matriculados, os professores não querem assumir as aulas da turma. Essa é uma forma de discriminação.
• Considera que para uma inclusão responsável realmente acontecer é pertinente uma preparação geral, desde o diretor da escola, os funcionários, a comunidade escolar e os professores das diversas disciplinas. É necessária ainda uma mudança no próprio planejamento da escola, dando um incentivo maior nas políticas de inclusão social.

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