quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MÓDULO 3 - Alunos chegados recentemente à escola

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 3


Reflexão (p.31) – Alunos chegados recentemente à escola.

É possível, por meio do cotidiano escolar, analisar situações diversas pelas quais passam os alunos recém chegados à escola, tais como: a forma e circunstância em que se deu essa transferência, de que maneira o aluno foi recebido, quais os pontos que considerou diferentes entre uma escola e outra, em termos pedagógicos, políticos, etc., qual a impressão que teve da nova escola, se teve dificuldades no que concerne aos conteúdos e à aprendizagem, de que forma estabeleceu relações ao chegar à escola, entre outras.
No intuito de clarificar questões como as acima expostas, foram realizadas entrevistas com alunos, na escola em que atuo e na escola em que realizo o estágio, que passaram por uma situação semelhante, segue abaixo:


Relatório da entrevista com a aluna do Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira, Camila Lima Borges .

A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Camila Lima Borges, de 16 anos, foi transferida do Colégio Estadual Durval Ramos Filho, Andirá – PR, para o Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira, Cianorte – PR, em 26 de maio de 2008. A referida aluna teve que se mudar para esta cidade considerando duas questões: primeiro que a sua avó materna já morava em Cianorte, o que fazia com que sua mãe quisesse se mudar para o município afim de ficar mais próxima da mãe e, segundo, as condições de trabalho de Cianorte eram melhores para a mãe da aluna.
Segundo Camila, esse processo de mudança de uma escola para outra foi estranho - “esquisito” no início, pois não conhecia ninguém. Mas considera que foi bem recebida por todos da turma, inclusive os professores que foram atenciosos e pacientes com a questão dos conteúdos que não havia estudado.
Um problema que enfrentou, ou melhor, ainda está enfrentando, é a recuperação dos conteúdos das disciplinas de Química, Física e Inglês, pois na escola que estudava anteriormente era matriculada no curso profissionalizante de Magistério. O curso de Magistério possui um currículo diferenciado do Ensino Médio e as disciplinas mencionadas não estavam sendo estudadas pela aluna na outra escola, fazendo-se necessária uma recuperação de estudos do período em que a aluna não estudou as disciplinas.
Outro fator foi a questão de adaptações dessas mesmas disciplinas, mas referente ao 1º ano do Ensino Médio. A aluna foi orientada pelo colégio da possibilidade de continuar seus estudos do curso de Magistério no Colégio Estadual Cianorte, tendo em vista que o Colégio Caio não oferta essa modalidade de ensino. Mas, mesmo ciente de todo esse processo que teria que passar, de recuperar os estudos que perdeu no corrente ano letivo e fazer adaptações das disciplinas que não teve no 1º ano, optou por enfrentar essa situação e cursar o Ensino Médio, não quis continuar o Magistério.
Quanto à estrutura física, considerou a da escola atual como ótima. Comentou ser bem melhor, possuir mais recursos, dar mais oportunidades de pesquisas para os alunos, entre outros.
Por fim, a aluna relatou que, agora, que já passou por todo esse processo de adaptação, gostou de ter mudado de escola. Sua transferência atendeu as necessidades que tinha no momento e ainda permitiu fazer novas amizades e conhecer outra realidade, diferente da que estava acostumada em Andirá.


Relatório da entrevista com o aluno da Escola Estadual Princesa Izabel, Wellington Pereira dos Santos.

O aluno da 7ª Série, Wellington Pereira dos Santos, de 14 anos, foi transferido de um colégio de Campo Mourão – PR, para a Escola Estadual Princesa Izabel em 22 de Setembro de 2008. O aluno teve que se mudar para Cianorte devido ao seu padrasto já morar aqui, em Cianorte, e ele morar em Campo Mourão com sua mãe, o que provocava a ida freqüente do padrasto para a cidade que o aluno morava. Para facilitar a situação a mãe do aluno resolveu se mudar para cá trazendo o menino consigo.
Segundo Wellington, foi bem recebido por todos. Considera o pessoal da escola “muito bacana”, pois todos deram atenção à ele, especialmente os professores. Relatou que na escola que estudava anteriormente não tinha a atenção que é dispensada aos alunos daqui.
No que diz respeito à estrutura física, Wellington considerou bem parecidas as duas escolas. Relatou que a escola anterior havia passado por uma reforma recentemente, assim como a escola Princesa Izabel. Também possuía laboratório de Informática e TVs pen-drive, como a escola atual.
Passou por alguma dificuldade, com relação aos conteúdos, assim que chegou à escola, pois quando veio de Campo Mourão não tinha terminado o 3º Bimestre e ainda não havia realizado as avaliações. Ao chegar em Cianorte a escola estava em semana de provas e os conteúdos eram um pouco diferenciados o que fez com que não fosse muito bem nas provas. Considera que tudo já está se normalizando, está conseguindo recuperar suas notas e estabelecer um bom relacionamento com todos da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário