domingo, 16 de outubro de 2011

MÓDULO 3 - Pessoas sem escolarização

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 3


Reflexão acerca das pessoas sem escolarização (p. 44)

Tem muita gente que pensa que pessoas sem escolarização têm dificuldades para aprender, para compreender conceitos e que elas têm preguiça de pensar. Vocês concordam com isso? Vocês poderiam descrever um ou mais exemplos que mostrem se essa idéia é verdadeira ou se é falsa?

Não, pois o aprendizado é muito mais amplo, não está preso à educação formal. Aprendemos desde que nascemos, por meio da interação social ou cultural. Esse tipo de aprendizado, adquirido em nossa vivência, tendo em vista que influenciamos e estamos sendo influenciados a todo instante e que cada um carrega consigo uma cultura própria, uma origem e seus próprios conhecimentos, pode ser considerado como uma educação informal. É a partir dessa educação que se inicia o processo de escolarização, no qual o aprendizado ocorre de forma sistematizada.
Analisando a educação informal como ponto de partida para a educação formal, ou seja, aquela adquirida por meio da escolarização, evidenciamos que esta se consubstancia em um conhecimento empírico, base para a sistematização. Dessa forma, não se pode considerar que pessoas não escolarizadas têm preguiça de pensar. A preguiça pode estar inserida em qualquer pessoa, não excluindo quem freqüentou ou ainda freqüenta a escola, quando este se recusa a pesquisar ou a ler para aprofundar seus conhecimentos, por exemplo.

Um exemplo que demonstra a falsidade da idéia é o nosso próprio presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, que, mesmo sem escolarização, sempre buscou suas ideologias e a ação de seu governo tem demonstrado ser um bom administrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário