sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

MÓDULO 4 - ENTREVISTA

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 4


ATIVIDADE (p. 28)

Sugestão de Pesquisa: entreviste um(a) pedagogo(a), pergunte como os conhecimentos de psicologia ajudam no cotidiano dele(a), como educador(a).

Para realização dessa atividade entrevistei o Professor Pedagogo Cláudio Madureira de Andrade, do Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira – E F M, que também atua como Professor pela Rede Municipal de Educação Básica, em Cianorte, na Escola Municpal Jorge Moreira da Silva, em uma 2ª série do Ensino Fundamental.
O professor acima mencionado considera de suma importância uma formação que contemple os conhecimentos psicológicos, tendo em vista que para o aluno que se quer formar na atualidade, cidadão crítico, humano, sob a ótica da diversidade de cultural, é extremamente relevante considerar a influência dos fatores psicológicos. O conviver com o diferente, além de outras questões que envolvem a psicologia, requer certo cuidado nessa formação, a qual o professor tem papel fundamental, uma vez que a formação do professor é subsídio para a formação do aluno.
Segundo o professor Cláudio, os conhecimentos psicológicos são muito importantes na identificação das diversas situações que encontramos em sala de aula, tais como: quando a criança está estressada, nervosa ou agressiva; quando está com algum problema pessoal, interferindo em sua aprendizagem; no bom ou mau relacionamento com os colegas; entre outros. Dessa forma, evidencia-se uma preocupação, por parte do professor, com a questão comportamental dos alunos e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem.
Outro fator mencionado pelo professor é a questão das etapas do desenvolvimento, muito estudadas em Psicologia da Educação. Avalia esses conhecimentos como expressivos, uma vez que possibilitam ao profissional, que atua em sala de aula, a identificação dos estágios de desenvolvimento da criança, tornando-o apto a trabalhar os conteúdos de acordo com a capacidade de aprendizado da criança.
Tais fatores devem ser levados em conta uma vez que, na sala de aula temos, normalmente, alunos na mesma faixa de idade, entretanto, cada qual apresenta um estágio diferente de desenvolvimento, acompanhando ou não os conteúdos que são mediados. Conhecer e reconhecer essa diferenciação é que faz a diferença de um bom profissional da educação.

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