segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MÓDULO 2 - ATIVIDADE: Relatório de Observação: aulas de História

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 2

Relatório de Observação: aulas de História

Aos oito e nove dias do mês de setembro de 2008 estive no Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira – Ensino Fundamental e Médio para fins de observação de quatro aulas da disciplina de História. Insta salientar que uma das aulas ministradas no dia nove tratava-se de uma reposição de aula. As aulas observadas foram da turma do 2° Ano B do Ensino Médio, período noturno, ministradas pelo professor Célio Rinaldim Spósito. Na ocasião o conteúdo trabalhado, de forma expositiva, referiu-se ao capítulo 23 do livro didático: Nova História Integrada, de FERREIRA, João Paulo Mesquita Hidalgo e FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira. Nas duas primeiras aulas observadas, no dia oito, o professor trabalhou a parte que contempla conteúdos acerca do Primeiro Império e Período Regencial. Comentou sobre as lutas políticas do período; a consolidação da independência do Brasil; o declínio do Primeiro Império, devido à forma absolutista de D. Pedro I governar, perdendo assim, o apoio da aristocracia rural; a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, Pedro de Alcântara (de 5 anos), devido à pressão realizada pelo exército – com isso formou-se uma regência trina a fim de governar até a maioridade do príncipe herdeiro; o período liberal, assim conhecido pelas tendências liberais dos partidos que surgiram na época: Partido Liberal Moderado, com um liberalismo presente apenas na tendência à descentralização política, Partido Liberal Exaltado, que propunham a República e a abolição da escravatura, Partido Restaurador, que defendia a volta do ex-imperador; o período conservador, de reorganização política, no qual o Partido Conservador e o Partido Progressista dominaram por mais de 50 anos; e a regência una. Nas outras duas aulas observadas, no dia nove, o professor trabalhou com as questões do Segundo Império. Fez um retrospecto sobre o panorama do Brasil, na época, colocando como se encontrava a situação política e tratou de temas como o “parlamentarismo às avessas”, explicando que os ministros não aceitavam suas determinações; a dívida externa, devido à importação, pois o Brasil não possuía manufaturas; as exportações do café, açúcar, borracha, cacau, e outros produtos, causando sérios riscos à economia brasileira; as importações, que no início eram especialmente para bens de consumo imediato e passam a ser para a industrialização; o impulso da atividade industrial brasileira; questões da política externa; e a rivalidade entre os países platinos. Em um segundo momento foram propostas algumas atividades do livro didático que revêem o capítulo estudado. Foi possível notar que é um tanto difícil chamar a atenção de todos os alunos utilizando o método expositivo, o qual o professor fez uso, especialmente se tratando de alunos do período noturno, que na maioria dos casos são trabalhadores. Entretanto, são muitas informações a serem dadas em um curto período de tempo. O professor mencionou que, na próxima aula da turma, traria um documentário que os auxiliariam na compreensão dos conteúdos estudados.

Um comentário:

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