sexta-feira, 17 de junho de 2011

MÓDULO 1 - ATIVIDADE : RELATÓRIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima


RELATÓRIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Assunto: Relatório das Atividades Práticas desenvolvidas nos Estabelecimentos de Ensino.

Objeto da Apuração: Pesquisas

Local: Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira – E F M e Escola Estadual Princesa Izabel – E F (Estágio)

Data: Agosto de 2008


Senhora Tutora do Curso Profuncionário Multimeios Didáticos:


            Este relatório objetiva demonstrar os resultados das atividades práticas  desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino: Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira, no qual trabalho, e Escola Estadual Princesa Izabel, na qual estou realizando o estágio. Foram realizadas de 02/08/08 a 23/08/08, período em que foi trabalhado conosco o primeiro módulo do curso, com o livro “Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores” de João Antônio Cabral de Monlevade, contemplando oito unidades de expressivos conteúdos. Tais unidades exigem uma experiência empírica, capaz de legitimar os aspectos teóricos apresentados.
            A primeira atividade desenvolvida foi o levantamento das escolas existentes no município de residência, que no meu caso é Cianorte. Foi desenvolvida por meio de pesquisa junto ao Núcleo Regional de Educação, no que concerne a quantidade de escolas e sua classificação (particulares, públicas, filantrópica, etc.), e diretamente nas escolas no que se refere a quantidade de alunos matriculados nas mesmas. Essa atividade foi extremamente relevante, pois um profissional da educação deve, em primeiro lugar, conhecer a abrangência do campo de atuação em sua região, para então alçar olhares mais longínquos.
            O levantamento dos membros e ações do Conselho Escolar das duas escolas (a que atuo e a que realizo estágio) foi a segunda atividade prática que desenvolvi. No colégio Caio Moreira pesquisei primeiramente os membros do Conselho Escolar, do qual sou representante do seguimento dos funcionários administrativos, devidamente registrados em ata, conforme eleição da comunidade. Em segundo lugar, verifiquei ações realizadas por este órgão colegiado, tais como: decisões acerca dos alunos, do calendário escolar, do regimento da escola, do Projeto Político Pedagógico, das aplicações de verbas, entre outras, todas devidamente documentadas. Como membro do Conselho Escolar do Colégio Caio Moreira, ratifico as informações contidas nas atas e acrescento ser de primordial importância a presença e efetiva participação deste órgão na escola, visto que, com o poder que exerce nas tomadas de decisões, pode ser considerado o “coração da escola”.
            Como terceira atividade prática, pesquisei a quantidade de funcionários de cada escola, bem como o cargo que ocupam, a data em que foram admitidos e a forma de contratação. Foi uma atividade que demandou bastante cautela, pois evidencia-se uma certa resistência, por parte de alguns funcionários, em revelar a forma pela qual foi contratado. Foi perceptível que a quantidade de funcionários trabalhando nas escolas são insuficientes, pois o Estado parte da perspectiva do número de alunos para efetuar as contratações e não considera a estrutura física da escola, que muitas vezes exige maior número de pessoas atuando.
            A investigação entorno dos membros e ações das APMFs e Grêmios Estudantis das escolas foi a última atividade prática desenvolvida no primeiro módulo. Foi realizada diretamente nas escolas, campos de investigação do trabalho, por meio de dados fornecidos pelos funcionários da secretaria e relatos de pessoas que tem participação efetiva junto aos órgãos. As ações investigadas são muito expressivas no cotidiano das escolas. Pode-se dizer que depois do Conselho Escolar, a APMF é o norte da escola e o Grêmio Estudantil uma voz a mais defendendo os interesses dos alunos.
            Vale ressaltar que os conhecimentos apreendidos, por meio da realização das atividades práticas, são de fundamental importância para os profissionais da educação. Por meio das atividades desenvolvidas verifica-se que a qualificação dos que estão diretamente envolvidos com a educação é essencial para o entendimento e comprometimento do papel que exercem.
            Nada mais havendo a relatar, atenciosamente,



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Rosilene de Lima
Cursista



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