domingo, 17 de abril de 2011

MÓDULO 1 - ATIVIDADE : PRATIQUE (p. 57) – UNIDADE V

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima

PRATIQUE (p. 57) – UNIDADE V

l  Em minha cidade há uma diferença salarial notável entre professores e funcionários. Um dos principais motivos é o plano de carreira de cada categoria. Os professores contam com um plano de carreira que garante uma progressão a cada dois anos, por meio de avaliação de desempenho e cursos de capacitação e atualização, realizados ao longo desse período, e também uma promoção, de acordo com títulos apresentados (outro curso de graduação, pós-graduação, mestrado, por exemplo). Os funcionários de escolas, bem como outros servidores do estado do Paraná, fazem parte do QPPE – Quadro Próprio do Poder Executivo. Dentro desse quadro existem alguns planos de carreiras, sendo o dos funcionários o de Agente de Execução. Este plano de carreira não garante mobilidade ao funcionário, visto que a progressão ocorre a cada quatro anos e a promoção tem como primeiro requisito a existência de vaga na classe superior. Como não é de interesse do Estado pagar mais aos funcionários, nunca é disponibilizada a vaga, conseqüentemente ficam estagnados, sem perspectiva de uma valorização do seu trabalho e um melhor salário. No dia 19 de agosto de 2008 irá para votação, em assembléia legislativa, o projeto de um novo plano de carreira para os funcionários de escolas. Se tudo correr bem e for aprovado, esse cenário começará a mudar.
l  Não vejo a questão salarial como obstáculo nas relações estabelecidas no interior da escola. Na escola em que trabalho há um bom relacionamento entre professores e funcionários. É claro que não se pode generalizar, pois sempre tem aqueles que são um pouco distantes, mas creio que não pela questão salarial e sim por afinidades.
l  Me sinto totalmente à vontade em freqüentar a “sala dos professores”. Entretanto, são poucos os momentos que me ausento da secretaria. Temos um expediente com muitos encargos para cumprir, praticamente não sobra tempo.
l  Conheço apenas a tabela salarial dos funcionários do Estado. Desconheço a tabela da rede municipal.




              

Nenhum comentário:

Postar um comentário