terça-feira, 31 de agosto de 2010

MÓDULO 16 - MEMORIAL

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima



MEMORIAL MÓDULO 16



Este memorial refere-se ao décimo terceiro módulo estudado no curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em Multimeios Didáticos, cujo tema abordado foi “Informática aplicada às artes”, parte que integra o bloco de formação específica em multimeios didáticos. Com o referido módulo, finalizamos um longo período de estudos que nos capacita para uma melhor atuação como profissionais da educação.

Conforme estudamos no módulo anterior, a informática em sua dimensão educativa é um importante recurso pedagógico no âmbito escolar. Ela dinamiza o cotidiano escolar, tornando as aulas mais criativas, mais motivadoras e, como conseqüência, os alunos se mostram mais interessados, curiosos, com o desejo de conhecer o diferente, de aprender e fazer novas descobertas.

Aplicada às Artes, a relevância da informática não difere. A informática contribui para a ampliação da potencialidade das técnicas tradicionais de criação quanto à produção do trabalho, à conservação deste e sua distribuição à comunidade.

Neste módulo, estudamos as técnicas tradicionais da arte, entendendo a maneira como vem se criando a arte ao longo do tempo, por meio da história da arte. Essas técnicas foram importantes para o desenvolvimento dos meios de produção e comunicação artística, como a pintura rupestre, as técnicas de gravuras, etc.

Estudamos ainda, a arte digital, cuja importância nos foi explicitada por meio da relação entre a informática e as diferentes linguagens artísticas, como a fotografia, o cinema, o vídeo, a música, entre outras. Verificamos que as artes visuais têm um papel imprescindível nessa ligação arte x informática. Ela amplia a dimensão teórica e traz a experimentação, o palpável, o visível.

É relevante destacar, o estudo das ferramentas de apresentação de multimeios para o sistema operacional Windows, além do BR. Office e o Gimp, como recursos pedagógicos capazes de auxiliarem no fazer do professor. Nós, Agentes Educacionais, podemos, a partir do conhecimento e compreensão do uso dessas ferramentas, contribuir para que os professores possam incrementar as suas aulas, produzindo apresentações em slides, introduzindo músicas em suas apresentações, etc. O desenvolvimento desse trabalho só vem somar com o processo de formação dos nossos alunos. Isso implica numa melhoria das relações interiores da escola e, principalmente, no aumento do fator qualitativo da educação brasileira.

2 comentários:

  1. Os autores deste livro do profuncionário se esqueceram de mencionar a arte da Performance (arte híbrida do teatro com as artes visuais, surgida em meados da década de 1950), hoje uma arte eminentemente digital dado o número de vídeo-performances expostas nos museus com auxílio da informática. Quando se escreve para Educação há que se pesquisar todas as linguagens artísticas.

    ResponderExcluir
  2. Os autores deste livro do profuncionário se esqueceram de mencionar a arte da Performance (arte híbrida do teatro com as artes visuais, surgida em meados da década de 1950), hoje uma arte eminentemente digital dado o número de vídeo-performances expostas nos museus com auxílio da informática. Quando se escreve para Educação há que se pesquisar todas as linguagens artísticas.

    ResponderExcluir