quinta-feira, 2 de agosto de 2012

RELATÓRIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA



Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Bloco 1 - Formação Pedagógica


RELATÓRIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Assunto: Relatório das Atividades Práticas desenvolvidas nos Estabelecimentos de Ensino.
Objeto da Apuração: Atividades Práticas Profissionais Supervisionadas  
Local: C. E. Prof° Caio Mário Moreira - EFM, E. E. Princesa Izabel - EF e C. E. Cianorte EFMNP
Período: Agosto a Dezembro de 2008 e Fevereiro de 2009

Senhora Tutora do Curso Profuncionário Multimeios Didáticos:

            Este relatório objetiva demonstrar os resultados das atividades práticas desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino: Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira, no qual trabalho e Escola Estadual Princesa Izabel, na qual realizo o estágio. As atividades desenvolvidas têm como referência o Bloco da Formação Pedagógica, constituído por seis módulos descritos a seguir juntamente com as atividades desenvolvidas:

Módulo 1: “Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores” de João Antônio Cabral de Monlevade. Nesse módulo foram realizadas as seguintes atividades práticas: levantamento das escolas do município de Cianorte; relação nominal e ações do Conselho Escolar; relação de Funcionários e forma e data de contratação; e relação nominal e ações da APMF e Grêmio Estudantil; sendo as três últimas realizadas em ambas as escolas.

Módulo 2: “Educadores e Educandos: tempos históricos” de Maria Abádia da Silva. Para a realização da prática profissional supervisionada desse módulo consideraram-se as seguintes atividades: pesquisa sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), bem como seus elementos constitutivos; entrevistas aos pedagogos das duas escolas acerca da elaboração do PPP; verificação do PPP para constatação de suas partes e contexto; e observação de uma aula de História da Educação no Brasil.

Módulo 3: “Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica” de Dante Diniz Bessa. No terceiro módulo realizaram-se as seguintes atividades: entrevista com aluno recém chegado à escola; observação do recreio dos seguimentos da escola; entrevista com aluno sobre o trabalho da secretaria; e entrevista com a professora da Sala de Recursos. Dessas, as três primeiras foram realizadas em ambas as escolas e a última somente no colégio Caio Moreira.
Módulo 4: “Relações Interpessoais: abordagem psicológica”, de Regina Lúcia Sucupira Pedroza. No referido módulo foram realizadas as seguintes atividades práticas: planejamento de uma aula em abordagem psicológica do filme “Náufrago” - essa foi desenvolvida no colégio Cianorte, por facilitar o encontro com a Leila, cursista com quem realizei a atividade; entrevista com Professor Pedagogo acerca da contribuição dos conhecimentos psicológicos no cotidiano escolar; e estudo de um caso de indisciplina na escola em uma abordagem psicológica, sendo as últimas realizadas no colégio Caio.

Módulo 5: “ Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação” de Ricardo Gonçalves Pacheco e Erasto Fortes Mendonça. Para esse módulo tivemos como atividades práticas: uma análise e interpretação do filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin; uma pesquisa acerca da Revolução Industrial e sua influência na sociedade capitalista; análise e interpretação da afirmativa de Hobsbawm sobre a Revolução Francesa; análise da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; verificação dos direitos e deveres dos professores, funcionários e alunos, explícitos no regimento escolar das duas escolas.

Módulo 6: “Gestão da Educação Escolar” de Luiz Fernando Dourado. Como atividade prática desse módulo realizou-se o seguinte: participação de uma reunião da APMF e do Conselho Escolar, em ambas as escolas; levantamento e análise das atividades desenvolvidas pelo Grêmio Estudantil das duas escolas; relato de uma experiência, que vivenciei na escola em que trabalho, na qual houve um processo de tomada de decisão coletivo; levantamento de número de matrículas da Educação Básica, por etapas, modalidades e dependência administrativa, segundo a região geográfica e a unidade de federação, em 2008; entrevista com pais, professores, funcionários e estudantes, de ambas as escolas, acerca da função social da escola.

            Considera-se o bloco da Formação Pedagógica de extrema relevância, no que concerne à formação pessoal e profissional, não somente para os agentes educacionais, como para todo cidadão comprometido com a educação do país. Nele são contemplados temas expressivos de valores, de moral, de ética e de profissionalismo, entre outros. As atividades práticas propostas em cada módulo são de grande valia para que aconteça a internalização desses valores. Esse é o tipo de formação continuada que se espera, empenhada, de modo a garantir uma qualificação adequada aos Agentes Educacionais. Precisamos ter claros os diversos conceitos, os tipos de relações e de conduta da área educacional para podermos contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Em posse de tais conhecimentos, é possível uma reflexão mais elaborada sobre a prática desenvolvida no cotidiano escolar e, consequentemente, uma atuação no sentido de viabilizar o construto teórico, o saber elaborado de nossos alunos.

            Nada mais havendo a relatar, atenciosamente,



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Rosilene de Lima
Cursista