quarta-feira, 27 de julho de 2011

MÓDULO 2 - ATIVIDADE: Entrevistando o Pedagogo das Escolas

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 2

Atividade da PPS

Para realização das entrevistas com as Pedagogas das escolas foram consideradas as seguintes questões:

1. De que forma foi elaborado o Projeto Político Pedagógico da escola?
2. Quem participou dessa elaboração?
3. Qual o referencial teórico utilizado?
4. Qual a filosofia da escola? (ou por qual linha teórica ela se orienta?)
5. Qual a legislação utilizada nessa elaboração?
6. Você tem alguma observação que considera relevante acerca da construção do PPP?

ENTREVISTA 1: Escola Estadual Princesa Izabel (Estágio)
Pedagoga entrevistada: Rosangela de Lima

Segundo a Pedagoga Rosangela de Lima, o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Princesa Izabel foi elaborado de forma coletiva, com a participação de todos os seguimentos da escola, incluindo os pais e a comunidade escolar. Para sua elaboração foram realizadas várias reuniões, debates, entrevistas e questionários com todos os envolvidos. Sendo assim, participaram da elaboração do PPP: Direção, Equipe Pedagógica, Professores, Funcionários, Alunos, Pais, APMF, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e outros representantes da Comunidade Escolar, desses, a Equipe Pedagógica e a Direção coordenaram os trabalhos.
Na elaboração do PPP da referida escola, foram utilizadas referências como Jean Piaget e Emília Ferreiro, ligando a escola a uma filosofia Interacionista, que leva em conta a construção do conhecimento pelo aluno com a mediação do professor. Além dessas referências, leis e outros documentos foram considerados, tais como: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Currículo Básico do Estado do Paraná, o Regimento Escolar, entre outros.
A Pedagoga considera como de fundamental importância que a Equipe Pedagógica e a Direção da escola, seguimentos que coordenam os encaminhamentos de elaboração do PPP, tenham uma formação consciente, que valorizem as contribuições dos diversos seguimentos da escola, sistematizando-as e colocando-as devidamente no projeto, visto que somente dessa forma é que se realiza uma construção coletiva e democrática.
ENTREVISTA 2: Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira – E F M
Pedagoga entrevistada: Rosangela Martins da Silva

Segundo a Pedagoga Rosangela Martins da Silva, o Projeto Político Pedagógico do colégio foi elaborado por etapas, em reuniões envolvendo os diversos segmentos da escola. Foi retomado em diversas ocasiões e reorganizado. Contou com uma equipe de organizadores composta pela Equipe Pedagógica e Direção da escola, os quais fizeram os encaminhamentos para a elaboração do documento, e com a participação dos Funcionários, Professores, Alunos, Comunidade local, APMF, Conselho Escolar e Grêmio Estudantil.
Como referencial teórico a escola utilizou o Currículo Básico do Estado do Paraná. Fundamentaram-se na teoria Histórico-Crítica que leva em conta a produção histórica e coletiva da humanização e que provê meios para uma transformação social. Outros documentos utilizados foram: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Regimento Escolar, entre outros.
A Pedagoga observou que o PPP deveria ser realimentado ou reelaborado anualmente, porém, considera que não há tempo, tendo em vista a correria do cotidiano da escola e as diversas funções assistencialistas que vem sendo impostas nesse fazer diário. Lamenta por isso.

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