terça-feira, 14 de setembro de 2010

RELATÓRIO CONCLUSIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DA FORMAÇÃO TÉCNICA


Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora Pedagoga Tutora: Valquíria Charles
Professor da Formação Específica: Maicon Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Bloco 2 - Formação Técnica



RELATÓRIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DA FORMAÇÃO TÉCNICA


Assunto: Relatório das Atividades Práticas desenvolvidas nos Estabelecimentos de Ensino.

Objeto da Apuração: Atividades Práticas Profissionais Supervisionadas  

Local: C. E. Prof° Caio Mário Moreira - EFM, E. E. Princesa Izabel - EF e C. E. Cianorte EFMNP

Período: Abril de 2009 a maio de 2010


Senhora Tutora do Curso Profuncionário Multimeios Didáticos:

                Este relatório objetiva demonstrar os resultados das atividades práticas desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino: Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira, no qual trabalho e Escola Estadual Princesa Izabel, na qual realizo o estágio. As atividades desenvolvidas têm como referência o Bloco da Formação Específica, constituído por dez módulos descritos a seguir juntamente com as atividades desenvolvidas:


Módulo 7: “Informática Básica” de João Kerginaldo Firmino do Nascimento. Nesse módulo foram realizadas as seguintes atividades práticas: Conhecendo essa máquina o computador e seus componentes; Sistema operacional Linux – Histórico; Área de trabalho: Ícones, barra de tarefas. Personalizar a área de trabalho. Configurar área de trabalho. Fundo de tela, plano de fundo, protetor de tela. Criar pastas. Formas de seleção. Copiar arquivos, mover arquivos, apagar arquivos; Editor de texto Writer do software BrOffice.org. Digitação do texto Profuncionário. Modificando o texto. Titulo tamanho da letra 14, negrito. 1º Parágrafo, entre linhas 1,5. 2º Parágrafo, mudar fonte para arial. 3º Parágrafo, mudar para cor verde escuro. 4º Parágrafo mudar o tipo de marcador. 5º e 6º Parágrafo, mudar para duas colunas. Inserir uma figura no texto; Elaboração de um glossário de palavras na linguagem digital. Apresentações com slides, utilizando o software livre BrOffice Impress; Utilizar texto escrito e imagens. Software livre Calc. Elaborar planilhas eletrônicas.


Módulo 8: “Produção Textual na Educação Escolar” de João Antonio Cabral de Monlevade. Para a realização da prática profissional supervisionada desse módulo consideraram-se as seguintes atividades: Elaboração de Carta; Pesquisa e coleta de documentos; Pesquisa e elaboração de Ofício/Requerimento/Memorando/Circular; Pesquisa e elaboração de Ata e Relatório; Pesquisa, tabulação e elaboração de Gráficos; Elaboração de Resumo.


Módulo 9: “Direito Administrativo e do Trabalho” de Walter Candido Borsato de Moraes. No nono módulo não foram realizadas atividades de prática profissional supervisionada.


Módulo 10: “Teorias da comunicação”, de Dante Diniz Bessa. No referido módulo não foram realizadas atividades de prática profissional supervisionada.


Módulo 11: “Audiovisuais: arte, técnica e linguagem” de Laura Maria Coutinho. Para esse módulo tivemos como atividades práticas: Reconhecimento do espaço físico, organização, utilização e implantação da biblioteca da escola de atuação e de estágio; Pesquisa em sites para análise de bibliotecas virtuais; Descrição dos processos manuais e informatizados de catalogação e controle na biblioteca da escola de estágio e de atuação; Elaboração de projeto para ser desenvolvido em biblioteca escolar; Visita ao jornal Tribuna de Cianorte; Análise sobre o desenvolvimento da imprensa, com ênfase ao processo de elaboração e impressão de um jornal escrito.


Módulo 12: “Biblioteca Escolar” de Graça Pimentel, Liliane Bernardes e Marcelo Santana. Como atividade prática desse módulo realizou-se o seguinte: Estudo sobre os diversos tipos de recursos multimeios e a utilização no trabalho em sala de aula; Levantamento de recursos audiovisuais disponíveis na escola de atuação e de estágio; Entrevista com professores para identificar as dificuldades e freqüência no uso dos recursos multimeios, com elaboração de análise e gráficos demonstrativos da escola de atuação e de estágio; Pesquisa sobre fatos históricos, da fundação a atualidade, com coleta de fotos e registros, para sistematização em formato de material e divulgação (folders) da escola de atuação e de estágio; Pesquisa sobre fatos históricos, da fundação a atualidade, com coleta de fotos e registros, para sistematização em formato de material e divulgação (folders) da escola de estágio e de atuação.

Módulo 13: “Laboratórios” de Joelma Bomfim da Cruz. Para a realização da prática profissional supervisionada desse módulo consideraram-se as seguintes atividades: Análise sobre a importância dos laboratórios escolares e o histórico da implantação em ambas as escolas; Reconhecimento do espaço físico, organização e utilização dos laboratórios de ciências/biologia/física/química em ambas as escolas; Elaboração de projeto a ser desenvolvido em laboratório de ciências/biologia/física/química de ambas as escolas; Reconhecimento do espaço físico, organização e utilização do laboratório de informática da escola de atuação e de estágio.


Módulo 14: “Oficinas Culturais” de Graça Pimentel, Liliane Bernardes e Jacinto Guerra. Para esse módulo tivemos como atividades práticas: Estudo sobre os patrimônios que fazem parte da cultura local (cidade e região); Descrição de patrimônios materiais/imateriais e pesquisa sobre os projetos culturais desenvolvidos em ambas as escolas; Elaboração de Projeto Cultural.


Módulo 15: “Informática aplicada à educação” João Kerginaldo Firmino do Nascimento. Nesse módulo foram realizadas as seguintes atividades práticas: Estudo sobre a classificação dos softwares, quanto aos objetivos de uso e às características, existentes na escola estágio e de atuação; Análise para sistematização de Projeto pedagógico com a utilização da internet; Elaboração de projeto sobre uma peça de teatro; Execução da 1ª parte do projeto: filmagem da peça de teatro; Execução da 2ª parte do projeto: edição do filme em software do Windows e Linux.


Módulo 16: “Informática aplicada às artes” de Suzete Venturelli e Lúcio Teles. Para a realização da prática profissional supervisionada desse módulo consideraram-se as seguintes atividades: Entrevista com professor de arte sobre as técnicas de gravura e a aplicação em sala de aula; Pesquisa sobre os programas e ferramentas de apresentação de multimeios para o sistema operacional Windows (Microsoft Office, Power Point e Paint) disponíveis na escola de PPS; Pesquisa sobre os programas e ferramentas de apresentação de multimeios para o sistema operacional Linux (Br. Office e Gimp) disponíveis na escola de PPS; Elaboração de projeto: animação digital com uso de fotografias e imagens; Execução da 1ª parte do projeto: coleta de fotografias digitais e imagens diversas; Execução da 2ª parte do projeto: tratamento e edição das imagens e fotografias para animação digital com uso de softwares do Windows e/ou Linux.


            Considera-se o bloco da Formação Técnica de extrema relevância, no que concerne à formação profissional em multimeios relacionada ao processo ensino aprendizagem. Nele são contemplados temas específicos do cotidiano escolar, bem como a realização prática dos mesmos. Entende-se que este tipo de formação vem garantir uma qualificação adequada aos Agentes Educacionais. Precisamos ter de forma clara as diferentes formas de contribuir com a educação tendo em vista a formação recebida. Desta forma será possível contribuir de maneira mais eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Em posse de tais conhecimentos, é possível uma reflexão mais elaborada sobre a prática desenvolvida no cotidiano escolar e, consequentemente, uma atuação no sentido de viabilizar o construto teórico, o saber elaborado de nossos alunos.


            Nada mais havendo a relatar, atenciosamente,



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Rosilene de Lima
Cursista