sábado, 21 de julho de 2012

MÓDULO 6 - Relato de experiência



Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima e Leila Maria Magalhães da Silva Garcia
Referência: Módulo 6


Relato de experiência:

            No colégio em que trabalho é perceptível um esforço muito grande, por parte da Direção e da Equipe Pedagógica, em manter todos os seguimentos da comunidade escolar em participação ativa em todos os aspectos da vida escolar, especialmente nas tomadas de decisão. São feitas diversas reuniões com o Grêmio Estudantil, APMF, Conselho Escolar, Pais e Alunos, a respeito dos encaminhamentos dados no colégio.
            Sou representante (suplente) do seguimento dos funcionários administrativos do colégio. Assim, participo de poucas das reuniões, pois quase sempre elas acontecem no período noturno, no qual trabalho. Estamos em falta de funcionário na secretaria da escola, portanto, não tenho como me ausentar da mesma, pois não há ninguém que possa ficar no meu lugar.
            Minha colega de trabalho, Lídia Marta, é a primeira representante do meu seguimento e participa de todas as reuniões. Temos o hábito de, sempre que tem algum assunto em pauta, a ser tratado nas reuniões, conversarmos entre nós, funcionários administrativos, para tomarmos a “nossa” decisão e, assim, a Marta poder nos representar na reunião.
            Sendo assim, em todas as decisões que são tomadas nas diversas reuniões, considero-me bem representada e, participando ativamente dos processos decisórios, tendo em vista que conversamos previamente sobre o que o seguimento dos funcionários administrativos irá defender em cada reunião.
            Atendendo a atividade aqui proposta, qual seja a de relatar um processo de tomada de decisão da escola, do qual participei, posso citar como exemplo a decisão de manter, no ano letivo de 2009, as três turmas de 5ª série todas no período da tarde. No ano de 2007 conseguimos a inserção do Ensino Médio no período da manhã, o qual ocorreu de forma gradativa, ou seja, em 2007 foi implantado o 1º ano, em 2008 o 2º ano e em 2009 o 3° ano necessariamente. Com isso, foi preciso a utilização de mais salas de aula no período da manhã e, tendo em que trabalhamos em dualidade administrativa, não temos mais salas de aula disponíveis para atender a 5ª série de manhã. Optamos por “mexer” na 5ª série e não em outra porque colocando essas três turmas no mesmo período temos a possibilidade de oferecer a sala de apoio de Língua Portuguesa e Matemática para todos os alunos da 5ª série. No ano anterior, os alunos que estudavam à tarde não eram atendidos pela sala de apoio, pois o número de matrículas não correspondia a demanda necessária para a abertura da mesma.
            Sendo assim, através da representante do meu seguimento na escola, a Lídia Marta, participei dessa tomada de decisão.

MÓDULO 6 - Modelo de Justificativa para não participação da reunião exigida pelo módulo



Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima e Leila Maria Magalhães da Silva Garcia
Referência: Módulo 6



JUSTIFICATIVA

            Eu, Rosilene de Lima, portadora do RG 0.000.000-0, aluna devidamente matriculada no Curso Técnico em Multimeios Didáticos do Colégio Estadual Cianorte, venho por meio dessa, justificar a não participação de uma reunião da APMF e do Conselho Escolar, na Escola Estadual Princesa Izabel e no Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira – uma das PPSs (Prática Profissional Supervisionada) solicitadas aos cursistas no sexto módulo do Bloco da Formação Pedagógica. A participação não foi possível por não ter havido nenhuma reunião, em ambas as escolas, no período destinado à realização da prática: 07 a 28 de fevereiro de 2009. Sendo assim, nas atas anexas não constam a minha assinatura.
            Para fins de comprovação das informações acima descritas, segue a minha assinatura e a das Pedagogas das duas escolas:




__________________                   _________________                     _________________
                  Cursista                                             PedagogaPrincesa Izabel                                 Pedagoga–Caio Moreira