segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MÓDULO 3 - MEMORIAL

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 3

MEMORIAL DO MÓDULO 3 E RELATÓRIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Assunto: Relatório das Atividades Práticas desenvolvidas nos Estabelecimentos de Ensino.

Objeto da Apuração: Entrevistas e Observações

Local: Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira – E F M e Escola Estadual Princesa Izabel – E F (Estágio)

Data: Outubro de 2008


Senhora Tutora do Curso Profuncionário Multimeios Didáticos:


Este relatório objetiva demonstrar os resultados das atividades práticas desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino: Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira, no qual trabalho, e Escola Estadual Princesa Izabel, na qual estou realizando o estágio. Foram realizadas de 27/09/2008 a 18/10/2008, período em que foi trabalhado conosco o terceiro módulo do curso, com o livro “Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica” de Dante Diniz Bessa, contemplando 5 unidades de conteúdos expressivos que possibilitam a apropriação de questões que nos tornam capazes de problematizar, investigar e criticar a participação na escola, tendo em vista a construção de nossa identidade profissional, enquanto trabalhadores da educação.
Como primeira atividade prática, entrevistei uma aluna de 15 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual professor Caio Mário Moreira, vinda de uma outra escola da Rede Estadual de Cianorte em agosto de 2008, e um aluno (F. D. T.) da Escola Estadual Princesa Izabel questionando como se deu esse processo de mudança de uma escola para outra e de que forma foi encarado por ela. Questões como: a forma e circunstância em que se deu essa transferência, de que maneira o aluno foi recebido, quais os pontos que considerou diferentes entre uma escola e outra, em termos pedagógicos, políticos, etc., qual a impressão que teve da nova escola, se teve dificuldades no que concerne aos conteúdos e à aprendizagem, de que forma estabeleceu relações ao chegar à escola, entre outras, foram consideradas na entrevista a fim de analisar as situações diversas pelas quais passam os alunos recém chegados às escolas.
Como segunda atividade prática observei o recreio dos professores, funcionários e alunos das duas escolas supracitadas com o objetivo de analisar como vem se dando o construto escolar, quais as significações que vêm sendo elaboradas pelas personagens da escola, que linguagem é abordada nesse momento e de que forma essa problemática muda a construção histórica dessa parcela da sociedade. Para conceitualizar como se realiza essa significação foi fundamental analisar como se expressam as relações e o uso da linguagem em meio ao ambiente escolar. Identifiquei que por meio da linguagem os indivíduos observados se expressaram, representaram coisas, ações, sentimentos. A partir dela criam condições de fazer essa simbolização, de registrar em suas memórias fatos, momentos ou acontecimentos e realizarem suas construções individuais, e por meio dessas, construírem uma história coletiva, de um grupo social que é o grupo escolar.
A entrevista com um aluno acerca do seu entendimento no que concerne ao trabalho da secretaria da escola foi a terceira atividade prática desenvolvida. Esta se deu sob forma de questionário, no qual priorizei questões como as que podem ser observadas no documento “Alunos chegados recentemente à escola”.
A quarta e última atividade proposta do terceiro módulo foi uma entrevista com a professora da Sala de Recursos V. G. Nessa foram priorizadas questões como as que podem ser observadas no documento “Entrevista com a professora da sala de recursos”.
É relevante salientar, que os conhecimentos apreendidos por meio das atividades acima relatadas possibilitam aos profissionais da educação uma formação e qualificação adequada ao ambiente escolar. É de fundamental importância verificarem-se como sujeitos inseridos no processo organizacional da escola e agentes de transformação escolar, social e humana. Os estudos referentes aos aspectos históricos são essenciais para esse entendimento e as pesquisas em torno dos aspectos organizacionais do trabalho pedagógico escolar evidenciam a conscientização da atividade prática do cotidiano desse profissional e o comprometimento do mesmo nas finalidades educacionais.
Nada mais havendo a relatar, atenciosamente,



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Rosilene de Lima
Cursista