segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MÓDULO 2 - ATIVIDADE: Relatório de Observação: aulas de História

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 2

Relatório de Observação: aulas de História

Aos oito e nove dias do mês de setembro de 2008 estive no Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira – Ensino Fundamental e Médio para fins de observação de quatro aulas da disciplina de História. Insta salientar que uma das aulas ministradas no dia nove tratava-se de uma reposição de aula. As aulas observadas foram da turma do 2° Ano B do Ensino Médio, período noturno, ministradas pelo professor Célio Rinaldim Spósito. Na ocasião o conteúdo trabalhado, de forma expositiva, referiu-se ao capítulo 23 do livro didático: Nova História Integrada, de FERREIRA, João Paulo Mesquita Hidalgo e FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira. Nas duas primeiras aulas observadas, no dia oito, o professor trabalhou a parte que contempla conteúdos acerca do Primeiro Império e Período Regencial. Comentou sobre as lutas políticas do período; a consolidação da independência do Brasil; o declínio do Primeiro Império, devido à forma absolutista de D. Pedro I governar, perdendo assim, o apoio da aristocracia rural; a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, Pedro de Alcântara (de 5 anos), devido à pressão realizada pelo exército – com isso formou-se uma regência trina a fim de governar até a maioridade do príncipe herdeiro; o período liberal, assim conhecido pelas tendências liberais dos partidos que surgiram na época: Partido Liberal Moderado, com um liberalismo presente apenas na tendência à descentralização política, Partido Liberal Exaltado, que propunham a República e a abolição da escravatura, Partido Restaurador, que defendia a volta do ex-imperador; o período conservador, de reorganização política, no qual o Partido Conservador e o Partido Progressista dominaram por mais de 50 anos; e a regência una. Nas outras duas aulas observadas, no dia nove, o professor trabalhou com as questões do Segundo Império. Fez um retrospecto sobre o panorama do Brasil, na época, colocando como se encontrava a situação política e tratou de temas como o “parlamentarismo às avessas”, explicando que os ministros não aceitavam suas determinações; a dívida externa, devido à importação, pois o Brasil não possuía manufaturas; as exportações do café, açúcar, borracha, cacau, e outros produtos, causando sérios riscos à economia brasileira; as importações, que no início eram especialmente para bens de consumo imediato e passam a ser para a industrialização; o impulso da atividade industrial brasileira; questões da política externa; e a rivalidade entre os países platinos. Em um segundo momento foram propostas algumas atividades do livro didático que revêem o capítulo estudado. Foi possível notar que é um tanto difícil chamar a atenção de todos os alunos utilizando o método expositivo, o qual o professor fez uso, especialmente se tratando de alunos do período noturno, que na maioria dos casos são trabalhadores. Entretanto, são muitas informações a serem dadas em um curto período de tempo. O professor mencionou que, na próxima aula da turma, traria um documentário que os auxiliariam na compreensão dos conteúdos estudados.

MÓDULO 2 - ATIVIDADE: Manuseando o Projeto Político Pedagógico

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: Módulo 2


Manuseando o Projeto Político Pedagógico


Ao analisar o PPP do Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira – Ensino Fundamental e Médio e da Escola Estadual Princesa Izabel – Ensino Fundamental (estágio), verifiquei que os mesmos seguem um tipo de “padronização” quanto a sua composição e/ou estrutura.
Num primeiro momento, por meio da introdução do documento, as escolas fazem uma análise, evidenciando aspectos diferentes, acerca do momento histórico atual, no qual estão inseridas. Dessa forma, observam o papel da escola na transformação social desse contexto de turbulências e conflitos presentes na contemporaneidade, justificando assim, a necessidade da construção de um eixo norteador para as ações pedagógicas no ambiente escolar, qual seja, o PPP.
Em segundo lugar, cada escola, em seu referido projeto, se identifica por meio de dados como: o endereço; pontos de referência para sua localização; as resoluções e publicações que autorizaram suas ofertas de ensino; as pessoas que se encontravam na Direção na determinada época; os processos de Reconhecimento dos ensinos ofertados e diversas leis que regulamentaram e regulamentam seu funcionamento; a dualidade na administração; a divisão dos espaços da escola – quantidade de salas, laboratório, refeitório, etc.; períodos de funcionamento de cada setor; quadro de professores com a respectiva formação e disciplinas que atuam; quadro de funcionários seguido da função e horário em que atuam; entre outros.
Em terceiro lugar, cada projeto traz seus objetivos considerando a legislação vigente e o contexto de seu alunado. Em seguida, no Marco Situacional, retomam as questões educacionais presentes nas diversas leis vigentes justificando e reivindicando uma educação de qualidade para todos. Colocam o número de alunos que atendem e traçam, pautados em pesquisa, um perfil desse corpo discente. São identificados, dessa forma, vários problemas presentes no cotidiano da escola.
Logo após, no Marco Conceitual, é notória uma diferença entre os dois projetos analisados. O primeiro, do Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira, coloca como referencial teórico da organização pedagógica da escola a Pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani. Esta concepção, segundo o documento analisado, tem seus pressupostos embasados no materialismo histórico-dialético, se consubstanciando uma tentativa de superação das tendências pedagógicas não críticas, que vêem a escola como instrumento de equalização social, e as teorias críticas, que levam em conta os determinantes sociais, entretanto, têm caráter reprodutivista, observando a escola como reprodutora dessas condições determinantes. Já o segundo projeto, da Escola Estadual Princesa Izabel, tem como referencial teórico as concepções Piagetianas, de caráter interacionista, que constitui uma tentativa de integrar as posições dicotômicas de duas tendências teóricas que permeiam a Psicologia em geral, a saber, o materialismo mecanicista e o idealismo. O método piagetiano, psicogenético, tem como finalidade obter a compreensão de como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos. Em outras palavras, leva em conta o processo evolutivo de origem biológica, as formas primitivas da mente são ativadas pela ação e interação do indivíduo com o meio ambiente, isto é, reorganizadas pela psique socializada. Outro referencial é a autora Emília Ferreiro, seguidora das idéias piagetianas, que não criou um método de alfabetização, como muitos pensam, mas contribui de forma relevante quando observa como se realiza a construção da linguagem escrita na criança.
Em outro momento os PPPs fazem referência aos Princípios da Gestão Democrática, colocando quais os objetivos de sua consolidação. Em seguida, há uma explanação da distribuição das turmas e modalidades de ensino. Após, observa-se uma reflexão acerca do processo avaliativo e uma exposição das formas de avaliações adotadas por cada escola, bem como o peso das notas e a questão da freqüência escolar exigida, além de uma avaliação institucional que considera aspectos como: a escola; o processo ensino-aprendizagem; a convivência; o tratamento dispensado aos pais; o tratamento dispensado aos alunos e ações disciplinares.
Por fim, cada projeto apresenta o Marco Operacional. Nesse, são esclarecidos fatores como a organização sistêmica da escola, a organização interna e seus objetivos, a articulação entre as unidades da escola, preocupação com a consciência de todos os seguimentos com relação não só à elaboração, mas à efetivação do projeto, seu acompanhamento e desenvolvimento. Além disso, apresentam no Marco Operacional os mecanismos e/ou estratégias que a escola utilizará a fim de solucionar os problemas identificados no contexto escolar. Entre eles considerei como principais: os projetos para abertura de Sala de Recursos e Sala de Apoio, na existência de demanda; projetos de inserção às tecnologias, tendo como via principal o laboratório de informática das escolas e a utilização das TVs pen-drive; projetos culturais diversos que de estimulam a freqüência e o aprendizado; e projetos específicos de combate à evasão escolar, entre outras inúmeras possibilidades relacionadas ao contexto escolar.