terça-feira, 31 de agosto de 2010

MÓDULO 16 - MEMORIAL

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima



MEMORIAL MÓDULO 16



Este memorial refere-se ao décimo terceiro módulo estudado no curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em Multimeios Didáticos, cujo tema abordado foi “Informática aplicada às artes”, parte que integra o bloco de formação específica em multimeios didáticos. Com o referido módulo, finalizamos um longo período de estudos que nos capacita para uma melhor atuação como profissionais da educação.

Conforme estudamos no módulo anterior, a informática em sua dimensão educativa é um importante recurso pedagógico no âmbito escolar. Ela dinamiza o cotidiano escolar, tornando as aulas mais criativas, mais motivadoras e, como conseqüência, os alunos se mostram mais interessados, curiosos, com o desejo de conhecer o diferente, de aprender e fazer novas descobertas.

Aplicada às Artes, a relevância da informática não difere. A informática contribui para a ampliação da potencialidade das técnicas tradicionais de criação quanto à produção do trabalho, à conservação deste e sua distribuição à comunidade.

Neste módulo, estudamos as técnicas tradicionais da arte, entendendo a maneira como vem se criando a arte ao longo do tempo, por meio da história da arte. Essas técnicas foram importantes para o desenvolvimento dos meios de produção e comunicação artística, como a pintura rupestre, as técnicas de gravuras, etc.

Estudamos ainda, a arte digital, cuja importância nos foi explicitada por meio da relação entre a informática e as diferentes linguagens artísticas, como a fotografia, o cinema, o vídeo, a música, entre outras. Verificamos que as artes visuais têm um papel imprescindível nessa ligação arte x informática. Ela amplia a dimensão teórica e traz a experimentação, o palpável, o visível.

É relevante destacar, o estudo das ferramentas de apresentação de multimeios para o sistema operacional Windows, além do BR. Office e o Gimp, como recursos pedagógicos capazes de auxiliarem no fazer do professor. Nós, Agentes Educacionais, podemos, a partir do conhecimento e compreensão do uso dessas ferramentas, contribuir para que os professores possam incrementar as suas aulas, produzindo apresentações em slides, introduzindo músicas em suas apresentações, etc. O desenvolvimento desse trabalho só vem somar com o processo de formação dos nossos alunos. Isso implica numa melhoria das relações interiores da escola e, principalmente, no aumento do fator qualitativo da educação brasileira.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MÓDULO 16 - ATIVIDADE: Projeto de animação - Aprendendo a utilizar o Movie Maker

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 16

Projeto de animação com imagens utilizando o Movie Maker

1ª parte: elaboração do projeto
2ª parte: coleta de imagens e seleção da música
3ª parte: tratamento e edição das imagens
4ª parte: edição final do vídeo e postagem no you tube

Segue link do produto final:


MÓDULO 16 - ATIVIDADE: Técnicas de gravuras


Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 16

Técnicas experimentais de gravura em sala de aula – Placa de isopor

Professora: Renata Oliveira




Obs.: Esta aula, na íntegra, encontra-se disponibilizada no endereço eletrônico abaixo:

Dados da Aula:


O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Produzir gravuras a partir de temas orientados.
- Conhecer outra técnica experimental de gravura, com placa de isopor e desenho rebaixado.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Aulas do Portal do Professor intituladas "Técnicas de Gravura" e "Técnicas experimentais de gravura em sala de aula – Placa de papelão"

Estratégias e recursos da aula
Dando continuidade às discussões de técnicas experimentais sobre gravura, proponho que o professor trabalhe de outra forma que dá excelentes resultados. A utilização de placas de isopor com o desenho rebaixado gera ótimas gravuras e é uma técnica bastante acessível para os alunos.

Sugiro que nesta produção seja estabelecido um tema, para os alunos produzirem pautados por determinada orientação. Já tive a oportunidade de trabalhar duas vezes com esta técnica em escolas diferentes. Em uma foi usado como tema lendas do folclore brasileiro, em 2006, com alunos de sexta série. Em outra, trabalhamos com o tema Circo em 2009 também na sexta série, aproveitando uma visita a um circo de passagem pela cidade. Os trabalhos seguiram o roteiro abaixo:

-Inicie a aula comentando a técnica de gravura com placa de papelão/ imagem em relevo e ouça observações feitas pela turma sobre as dificuldades enfrentadas, aspectos positivos e negativos do trabalho. Então coloque a questão sobre a gravura com placa isopor, que ao contrário do papelão tem o desenho rebaixado. Isto significa que antes o que ganhava tinta era o relevo e não a placa e agora a placa será toda entintada e os rebaixamentos irão gerar áreas brancas. Dessa vez o desenho pode ser orientado por linhas, tal qual placas de metal como vimos, mas ao mesmo tempo, dependendo da forma como o aluno trabalha, o aspecto da impressão lembra muito as xilogravuras. A sugestão é que se use isopor de bandejas de frios. São placas mais finas, mas que garantem boa impressão e reutilizam um material que dificilmente é reciclado.

-O tema pode ser decidido de acordo com acontecimentos da cidade, região ou até mesmo na escola, associando a algum assunto trabalhado em outra disciplina, por exemplo. Os alunos devem desenvolver os desenhos, observando que, quanto mais detalhado e pensado, mais interessante é o resultado obtido. A mesma regra da inversão do desenho na placa, já utilizada na placa de papelão, vale aqui. O que muda é a forma de transferência, pois o isopor afunda se os alunos transferirem usando força. O ideal é usar o carbono, mas deve-se fazer o desenho de forma bem suave, reforçando com caneta hidrocor posteriormente.

Com o desenho invertido reproduzido na placa de isopor, inicia-se o processo de rebaixamento e sulcos na placa que podem ser feitos de duas formas:

-Os próprios alunos podem atuar na placa, rebaixando as partes com a lapiseira ou caneta. Está forma de fazer o afundamento é mais segura, mas costuma dar um acabamento menos cuidadoso à placa, já que o isopor resiste à entrada do instrumento o que pode ocasionar falhas.

-Com um prego apoiado em uma borracha é possível aquecê-lo em uma vela e passar pela placa, o que abre espaços sem falhas, já que o calor faz a placa derreter onde o prego encosta. Isto exige mão firme e perícia, além de ser perigoso para os alunos fazerem sozinhos. Se puder contar com auxilio de outro professor, estagiário ou bolsista em sala, é interessante deixá-lo acompanhando e auxiliando alguns alunos fazendo o processo de rebaixamento. De forma alguma deixe o aluno trabalhar sozinho neste procedimento, pois ele é perigoso e pode causar machucados e queimaduras se mal administrado.

Com a placa pronta, inicia-se o processo de impressão que é semelhante ao usado na aula com a placa de papelão. Cada aluno deve numerar e colocar nome nas folhas (em um mínimo de 4). Ao entintar a placa a folha deve entrar por cima. Eles podem usar paninhos secos para fazer pressão na folha contra a placa gerando a impressão. A questão da força continua valendo, tendo o aluno que achar um meio termo para não estragar a placa.

Seguem abaixo imagens de trabalhos produzidos por alunos a partir desta técnica:











MÓDULO 16 - ATIVIDADE: Aprendendo a utilizar o GIMP

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 16

Atividades realizadas no Gimp:
Obs.: Nesta atividade considerei mais vantajoso postar a vídeo aula preparada pelo nosso professor da parte específica, Maicon.

a) Animação com números 





b) Animação com o nome