quinta-feira, 17 de junho de 2010

MÓDULO 14 - ATIVIDADE: Pratiques p. 18, 52 e 54

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 14



Pratiques:


Pg 18) Quais outras manifestações populares identificam o povo brasileiro? Não se esqueça de anotar suas reflexões em seu memorial!


Além do samba e do futebol, mencionados no módulo, o Brasil conta com uma imensa e variada gama de manifestações de cultura, algo que varia muito de região para região. Na região Sul, por exemplo, podemos citar a música gaúcha como uma manifestação cultural, sem falar do delicioso churrasco, que também é típico da região, especialmente do estado do Rio Grande do Sul. Na região Norte o folclore é bastante desenvolvido, podemos destacar a festa do “Boi Garantido”, já na culinária, por ser uma região com grande quantidade de rios, os pratos típicos são a base de peixes e de plantas como o Jambu do Pará. Na região Nordeste podemos destacar a cultura histórica, os casarões coloniais, as igrejas, etc. Sua culinária é bem diversificada, com pratos regionais, como a moqueca de peixes, ostras e camarões e outros vindos da África como os abarás e acarajés. No Sudeste brasileiro temos principalmente a cultura do samba e na culinária tutu de feijão, feijoadas (trazidas pelos negros ao Rio de Janeiro) e as mais variadas comidas internacionais na grande São Paulo, considerada uma capital gastronômica. Na Centro-Oeste destacam-se manifestações como a festa do Divino Espírito Santo da cidade de Pirenópolis – GO e o eco-turismo, especialmente na região do Pantanal. A culinária é bem variada, conta com arroz carreteiro, moquecas, peixes, pato no tucupi, etc.



Pg 52) Depois de saber uma das histórias do “Negrinho do Pastoreio”, convidamos você para pesquisar e escrever em seu memorial outras lendas da Região Sul. Como sugestão, propomos a lenda de Vila Velha e a de como nasceu a erva-mate.
Obs.: Estas lendas, conforme o enunciado solicita, se encontram na íntegra no memorial do módulo 14.


VILA VELHA: A lenda da cidade da pedra.

Itacueretaba, antigo nome do que conhecemos [...]
E foi assim que Abaretama se tornou Itacueretaba.

Erva Mate – lenda Carijó
Uma tribo de índios carijós [...] dos feixes e renovando suas forças.

Pg 54) Que tal pesquisar as receitas Típicas do Sul? Você vai se deliciar com o pinhão, o pão-de-santo-antônio, a mandeltort, o marreco com repolho roxo, o barreado e outros. Registre em seu memorial.

No que se refere a esta questão, no memorial mencionei apenas o churrasco como prato típico da região Sul, especialmente do estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, a região é marcada por uma culinária diversificada, especialmente as trazidas pelos imigrantes europeus, como os italianos e alemães, por exemplo. No Rio Grande do Sul, além do famoso Churrasco (carne bovina assada em espetos), temos também uma bebida típica conhecida como Chimarrão, um chá amargo e quente de erva-mate que sorvido em bombas, o arroz carreteiro, etc. Em Santa Catarina podemos destacar o Churrasco ou Peixe com Pirão, o Marreco, o Eisben (joelho de porco ensopado), o Chucrute com polenta, etc. Já no Paraná, destacam-se pratos como o Pinhão, o Barreado, o Porco no Rolete, o Pintado na Telha, o Carneiro no Buraco, o Tererê (bebida servida gelada em uma bomba), etc.


Seguem algumas receitas:


Arroz carreteiro – RS

Ingredientes: 200 g de charque, sal a gosto, 350 arroz, 3 pimentões picados, 1 cebola grande picada, 4 tomates picados, 5 dentes de alho picados e 4 colheres (sopa) de óleo.

Preparo: Leve ao fogo uma panela com água até ferver. Adicione a carne e deixe por meia hora. Retire do fogo, escorra a água e corte a carne em pedaços pequenos. Em uma panela, aqueça o óleo, junte o alho, a cebola, o tomate e o pimentão. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando. Em seguida, junte o arroz, um pouco de água fervente e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Adicione sal, se necessário.



Chucrute – SC (Os catarinenses costumam servir este prato com polenta e peixe)

Ingredientes: 300 g de repolho branco, 100 ml de óleo, 50 ml de vinagre, 01 cebola média cortada em rodelas, 02 dentes de alho, sal e Pimenta-do-reino moída.

Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela de tamanho médio e cozinhe por 15 minutos. Escorra e sirva.



Barreado – PR

Ingredientes: 2 kg de paleta bovina desossada, 300 gr de bacon fatiado, 2 unidades de cebola, 3 cabeças de alho, 4 folhas de louro, 1 colher (chá) de cominho, sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Ingredientes da Massa: 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua, 1 xícaras (chá) de farinha de trigo e quanto baste de água.

Preparo: Corte a carne em pequenos cubos. Bata a cebola e o alho no liquidificador com um pouco de água. Cubra o fundo de uma panela grande com o bacon. Coloque um pouco de carne, tempere com o cominho, o louro, o sal, a pimenta e cubra com um pouco da cebola e do alho. Faça mais duas outras camadas até acabar os ingredientes. Adicione água até cobrir 5 cm acima da carne. Feche a panela, vede com a massa e coloque para cozinhar em fogo alto por 3 horas e fogo baixo por sete horas. Deixe descansar por oito horas com a panela fechada.

Preparo da massa: Misture as farinhas e vá despejando água até obter uma massa que deve ser grossa o suficiente para vedar a panela do Barreado.

Às vezes a farinha usada para vedar a panela acaba se desgrudando, deixando o vapor escapar. Antigamente as pessoas sapecavam uma folha de bananeira no fogo para amolecer e amarravam na boca da panela para ajudar a vedar. Se você não tiver uma folha de bananeira, você poderá utilizar celofane próprio para cozimento e colocar um peso sobre a tampa da panela. Modo de servir. Coloca-se um pouco de farinha de mandioca no fundo do prato e acrescenta-se o caldo misturando bem. Em cima desse pirão sirva a carne desfiada, acompanhado de banana, laranja e arroz.

MÓDULO 14 - ATIVIDADE: Relatórios da PPS

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 14



Relatórios da PPS



1) Patrimônios que fazem parte da cultura local.

Conforme explícito no módulo 14, a cultura de um povo se constrói ao longo do tempo, muitas vezes passada de geração em geração ou registradas pela sua história. Assim, entende-se que conhecer um pouco mais da história do município de Cianorte nos faz compreender a sua realidade atual.

Cianorte foi fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – da qual herdou o nome: Cia (Companhia) e norte (de Norte do Paraná) – em 26 de Julho de 1953. Era o início da colonização das regiões Norte e Nordeste do Paraná, que atraiu desbravadores de outros estados, principalmente do interior de São Paulo e de Minas Gerais. Vinham em grandes levas, motivados pelas perspectivas de prosperidade e de um futuro melhor divulgadas pelas notícias de que a região era um verdadeiro eldorado de solo roxo e fértil. E foi a partir da terra, especialmente da cultura do café, que Cianorte prosperou e se firmou como uma das mais promissoras cidades do Norte paranaense.

Até os anos 1970, o café sustentou a economia do município, mas, no final da década, as fortes geadas e mudanças na política econômica nacional, que afetaram drasticamente o setor cafeeiro, alteraram o curso da história. Como os demais municípios da região, Cianorte enfrentou o desemprego e o êxodo rural, mas não se deixou abater. O espírito desbravador e forte de sua gente viu na crise um desafio para novas oportunidades. Na busca de alternativas para manter seu ritmo de desenvolvimento, Cianorte descobriu uma vocação para o setor de confecções e apostou na industrialização. Empresários, comerciantes e antigos produtores rurais passaram a investir em maquinário, a construir fábricas e buscar mão-de-obra para o novo ofício. Preocupado com a qualidade das peças produzidas, o Governo Municipal, em parceria com entidades representativas de classe, buscou apoio técnico e instrutores especializados, o que resultou na instalação de vários cursos de aperfeiçoamento e qualificação de mão-de-obra na cidade.

Com o esforço na busca de melhorias para produzir com qualidade a evolução foi rápida. Em pouco tempo, Cianorte se destacou no cenário nacional como o maior pólo atacadista do Sul do País e passou a ser conhecida como a “Capital do Vestuário”. Vejamos alguns dos patrimônios culturais que fazem parte desse desenvolvimento:

Cianorte - Trinta e cinco anos depois da inauguração da ferrovia em Cianorte, não há trens na cidade e a estação, cedida à Prefeitura, se transformou em um centro cultural, onde os alunos de escolas públicas têm aulas de balé, música e história. O transporte de passageiros no trecho Cianorte-Maringá cessou ainda na década de 90 e, gradativamente, todo o tráfego após a privatização da ferrovia.

Na estação, que abriga as secretarias municipais de Cultura e de Educação, ocorrem exposições e festas tradicionais e os estudantes podem ouvir o próprio secretário municipal de Cultura, Oscar Alberto Boeing, contar a história da cidade, numa sala repleta de fotografias. Algumas da ''inauguração'' do Patrimônio Cianorte (26.6.1953), que se tornou sede de município em 13 de julho de 1955, antes mesmo da primeira igreja, inaugurada na Páscoa de 1956.

A igreja, uma construção de madeira, foi restaurada em 2002 e transformada em auditório de teatro graças ao patrocínio da Fundação Morena Rosa, ligada a uma das grandes indústrias de vestuário da cidade. No lugar do altar, um palco onde uma companhia de Rolândia já encenou uma opereta. A maior parte da programação (música e teatro) é sustentada pela Secretaria de Cultura do Estado.




2) Patrimônios materiais/imateriais e projetos culturais desenvolvidos na escola da PPS.

Um projeto ou patrimônio, pode-se considerar imaterial pelo nível intelectual que abrange, desenvolvido na Escola Estadual Princesa Izabel, na qual realizo minha PPS, foi o NRE Itinerante. Este projeto teve como objetivo o aprimoramento das práticas educativas dos professores e agentes da educação básica. Para sua realização foram organizadas oficinas disciplinares que trabalharam a perspectiva da efetivação das Diretrizes Curriculares Estaduais nos Projetos Político Pedagógicos e nos Planos de Trabalho Docente. Nas referidas oficinas foram discutidos os conteúdos estruturantes e básicos de cada disciplina, além de abordarem o uso e a produção de materiais didáticos e a utilização das novas tecnologias em sala de aula, Prova Brasil, encaminhamentos teóricos metodológicos de cada disciplina da matriz curricular, etc.

Como projeto cultural, a escola participou no ano de 2009 do FERA com CIÊNCIA, sediando o evento com apresentações de diversas oficinas culturais.




3) Patrimônios materiais/imateriais e projetos culturais desenvolvidos na sua escola.

Trabalho no Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira. Merecem destaque, entre seus projetos culturais, o de dança, desenvolvido pela professora Neide Dolci - neste, os alunos aprenderam vários tipos de danças e fizeram uma apresentação do tango no Fera com Ciência; o projeto, desenvolvido pela professora Roseane Teston com os alunos da 8º série do Colégio Caio Moreira, foi o “Transformando Energia” - neste, os alunos fizeram uma simulação de uma usina eólica, utilizando um secador de cabelos, motorzinho de carrinho de brinquedo, fios e uma ventuinha de trator; e o projeto cultural de desfile de moda para arrecadação de verbas (idéia dos próprios alunos) para instalação de caixas de som em todas as salas de aula do colégio.





4) Pesquisa de tema para elaboração de projeto com oficina cultural.

Um tema interessante para o desenvolvimento de um projeto que contemple oficinas culturais é a dança. Por meio da dança podemos contribuir de maneira significativa para a entrada definitiva da dança no currículo das escolas brasileiras, além promover um processo educacional que realmente valoriza a pluralidade cultural, a diferença e o conhecimento interdisciplinar que se realiza através do diálogo contínuo entre corpo, mente, e sociedade. Isso implica na formação de cidadãos conscientes, portanto aptos a conviverem com a diversidade cultural.



5) Desenvolvimento / sistematização do projeto

Tema: Dança na escola

Conteúdos: princípios do movimento - respiração, equilíbrio, apoios, dinâmica postural.; elementos do movimento - o quê, como, onde e com que nos movemos; processos da dança - improvisação, composição coreográfica, repertórios; dimensões sócio-histórico-culturais da dança e aspectos estéticos - história, estudos étnicos, música, crítica e estética; e relações entre o ensino de dança nas escolas e a sociedade contemporânea - conceitos de tempo, espaço, corpo e novas tecnologias, interdisciplinaridade.

Objetivos: tornar acessível e difundir a dança e seus indiscutíveis benefícios às crianças, proporcionando um crescimento harmônico e saudável, equilibrando a relação corpo e mente.

Justificativa: Este projeto justifica-se tendo em vista que as relações que se processam entre corpo, dança e sociedade são fundamentais para a compreensão e eventual transformação da realidade social. A dança, enquanto arte, tem o potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção, integrando o conhecimento corporal ao intelectual.

Metodologia de trabalho:

_ vivências artísticas e exercícios de dança contemporânea;

_ apreciação de dança ao vivo e em vídeo;

_ discussões e problematização sobre o vivido e apreciado;

_ leituras e discussões de textos;

_ elaboração de diários de bordo e registro de aula;

_ elaboração e aplicação de projetos de ensino.



Cronograma: o projeto se realizará em 12 encontros de forma quinzenal, tendo início em abril de 2010.

Procedimentos: Os encontros serão divididos em 4 etapas. Em cada etapa faremos 1 encontro de estudo teórico, ficando o aluno responsável por uma pesquisa e a sua entrega no final da referida etapa; 1 encontro com exposição e/ ou apreciação de diversos tipos de dança; 1 encontro para elaboração de coreografias em ritmos variados, seguidos de ensaios extra-classe; e 1 encontro para apresentação das oficinas de dança para o público escolar.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

MÓDULO 13 - MEMORIAL

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima


MEMORIAL MÓDULO 13


Este memorial refere-se ao décimo terceiro módulo estudado no curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em Multimeios Didáticos, cujo tema abordado foi “Laboratórios”, parte que integra o bloco de formação específica em multimeios didáticos.

Neste módulo, tivemos contato com as práticas do laboratório, em especial, o de informática, conhecendo seus funcionamentos e rotinas. Percebemos o quanto é necessário o uso dos laboratórios para que o aluno tenha uma melhor assimilação dos conteúdos, pois as bases teóricas apreendidas em sala de aula tomam vida nos laboratórios.

Foram trabalhados vários temas como: alguns fundamentos da educação – que levaram à necessidade dos laboratórios no ambiente escolar; os laboratórios de ciências, biologia e química (organização, cuidados na manutenção, materiais e reagentes) – cuja importância é imensurável, pois trata-se de uma ferramenta mais que adequada à construção do conhecimento; laboratório do ensino de línguas – expressão da modernidade; laboratório de informática – imprescindível com os avanços tecnológicos da atualidade; etc. Dentre os temas trabalhados no módulo, destaco a importância da experimentação como prática científica, pois é este um caminho de descoberta que leva ao prazer de criar, de conhecer, de sentir aquilo que se estuda, que se pesquisa.

Vale a pena mencionar algumas atividades que foram desenvolvidas durante o módulo, com vistas que nos dá uma dimensão mais exata da complexidade e relevância dos estudos realizados. Destaco, aqui, a elaboração de um projeto a ser desenvolvido no laboratório da escola. Pensar, ou melhor, planejar uma aula experimental utilizando um laboratório não é tarefa muito fácil para muitos agentes educacionais, pois muitos não apresentam uma formação pedagógica que os capacitem para este nível de compreensão, ou para um direcionamento adequado. Entretanto, percebi que muitos foram os esforços para o desenvolvimento de um bom trabalho, pesquisas incansáveis, questionamentos junto aos professores, etc. Tudo para a realização de um trabalho coerente e de qualidade.

Com o referido conteúdo, podemos contribuir para o direcionamento da prática pedagógica escolar, dando apoio aos professores e alunos, à equipe pedagógica da escola e à comunidade como um todo, e assim, proporcionando oportunidades de ressignificação dos conteúdos principalmente aos discentes, auxiliando no que for preciso para garantir uma melhor construção da aprendizagem e do crescimento, individual e coletivo, dos educandos.

MÓDULO 13 - ATIVIDADE: Projeto "Utilizando o laboratório"

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 13


PROJETO: Utilizando o laboratório

Conteúdos:

A experimentação e a prática científica. Laboratórios escolares. Desenvolvimento de pesquisas em laboratórios escolares. Laboratório como fonte de desenvolvimento pedagógico do educando. Responsabilidade no uso do laboratório.


Objetivo geral:

• Instigar o professor ao uso do laboratório escolar (Ciências/Física/Química/Biologia) como fonte e apoio ao conhecimento sistematizado.


Objetivos específicos:

• Promover maior interação de professores e alunos com o laboratório escolar;
• Instigar uma utilização dinâmica do laboratório;
• Proporcionar ao aluno formas diferenciadas de aprendizagem;
• Realizar atividades de estudo e pesquisa;
• Refletir sobre a importância de uma utilização consciente do laboratório.


Cronograma: o projeto será realizado anexo a semana pedagógica do início do período letivo.


Procedimentos metodológicos:

Será realizado um encontro com os professores das disciplinas de ciências, biologia, física e química, anexo à semana pedagógica no início do ano letivo. Nesta oportunidade faremos a leitura de alguns textos que retratam a importância não somente da utilização, mas do bom uso do laboratório escolar. Demonstraremos, por meio de relatos e imagens de projetos em que foram utilizados os laboratórios escolares, com a obtenção de um resultado positivo, a importância de levar o aluno a ter esse contato com experiências mais práticas, com resultados imediatos. Acredita-se que, desta forma, pode-se instigar os professores ao uso mais freqüente do laboratório escolar, tornando suas aulas mais ricas e dinâmicas.


Recursos:

Equipe pedagógica, professores, computador, arquivos de mídia, textos.


Avaliação:

A avaliação se dará no decorrer primeiro semestre do ano letivo, por meio da observação dos projetos que forem desenvolvidos no laboratório.

MÓDULO 13 - ATIVIDADE: Sugestão de ficha para laboratório

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 13

Exemplo de ficha para laboratório

Sugestão: As fichas podem ser arquivadas de modo a organizar um diário e/ou caderno de atividades em laboratório.

ALUNO: _________________________________________SÉRIE:_________

Experimento:______________________________________________

Data de realização:_______/_______/____________

Material utilizado: (neste campo registrar a marca, modelo e número de série ou registro, se possível)
_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________


Procedimento experimental seguido:

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________


Dados obtidos:

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________


Conclusões:

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

MÓDULO 13 - ATIVIDADE: Pesquisa sobre os Laboratórios

Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário – Turma 03
Professores: Valquíria Charles de Freitas e Maicon Rogério Canuto
Aluna: Rosilene de Lima
Referência: módulo 13


Pesquisa: Laboratórios de escolas (da PPS e local de trabalho)

Os laboratórios escolares são espaços destinados principalmente ao apoio do processo ensino-aprendizagem. Podem ser de ciências, biologia, física, química, ensino de línguas, informática, etc. São diferentes de uma sala ambiente, a qual é apropriada para o ensino de uma única disciplina, pois são espaços que podem ser utilizados por diversas áreas do conhecimento.

O trabalho educativo realizado nos laboratórios escolares é de extrema relevância na complementação do aprendizado do aluno e na melhoria do ensino. Neste espaço são realizadas experiências e pesquisas diversas, as quais contribuem, na prática, para a consolidação do saber teórico. Entretanto, é importante que esses ambientes, além de terem profissionais disponíveis para atender alunos, professores e comunidade escolar, tenham profissionais capacitados significativamente, que tenham conhecimento sobre o funcionamento, a utilização dos recursos disponíveis, sua organização, bem como a melhor maneira de fazer com que tais recursos entrem em contato ou se transformem em conhecimento para os usuários do laboratório de uma forma educativa e segura.

Os profissionais da educação são espelhos para os alunos. Sendo assim, pode-se afirmar que todos devem ter um compromisso com o processo de escolarização. Neste sentido, a presença de profissionais éticos e competentes, atuando nos laboratórios escolares, só tem a contribuir, não apenas com a escolarização ou a educação num sentido mais amplo, mas com a emancipação e a cidadania.

No colégio em que trabalho, Caio Moreira, temos um laboratório de informática e um laboratório de ciências/física/química/biologia.

O laboratório de informática conta com 20 computadores ligados à internet. Esses são disponibilizados especialmente para a utilização do professor, em pesquisas, durante sua hora-atividade. Eventualmente os professores preparam aulas que levam os alunos ao uso do laboratório. Não há um profissional disponível para atender neste laboratório, este trabalho é feito, na medida do possível, pelos funcionários administrativos. Foi criado a partir do projeto do governo do estado: Paraná Digital, um projeto que implantou um laboratório de informática em cada escola estadual do Paraná. Para sua implantação no colégio Caio foi necessário desocuparmos uma sala de aula, pois não havia local apropriado e equipá-la com ar condicionado para poder manter a temperatura do ambiente, que esquentou bastante com as 20 máquinas ligadas, além de ser necessário ainda para a conservação das mesmas. Assim, com auxílio da prefeitura municipal, foram construídas mais duas salas de aula para atender os alunos que estudavam no local que ficou disponibilizado para o laboratório.

O laboratório de Ciências e disciplinas afins conta com um quite de utensílios, mandados pelo Estado, utilizados para as experiências. Os materiais tem sido suficientes, eventualmente, quando algum professor precisa de algo que não tem disponível no laboratório, logo é providenciado. O ambiente é pequeno. Uma sala de aula foi dividida ao meio para poder atender os alunos que precisam da sala de recursos em uma metade da sala e na outra metade funcionar o laboratório. É limpo, mas não muito organizado, pois muitas vezes acaba servindo de almoxarifado da escola. É utilizado esporadicamente.

Na escola em que realizo a PPS, Princesa Izabel, há um laboratório de informática, e um de ciências/física/química/biologia em construção.

O laboratório de informática desta escola conta com 20 computadores ligados à internet. O processo de utilização é bem parecido com o do colégio Caio Moreira, pois faz parte do mesmo projeto implantado nas escolas estaduais do Paraná “Paraná Digital”. Entretanto, segundo a equipe pedagógica da escola, ao contrário do que se fazia no início da implantação desse projeto, deixando o laboratório para uso exclusivo dos professores, vem sido incentivado aos professores levarem seus alunos cada vez mais ao laboratório, tornando suas aulas mais dinâmicas e enriquecidas.

Quanto ao laboratório de ciências, a equipe declarou que não há um lugar apropriado. Existem poucos equipamentos e utensílios para o uso em experiências, e esses poucos, ficam guardados em uma espécie de porão. É muito pouco utilizado devido à precariedade de condições que o mesmo oferece. No entanto, este é um projeto que vem sendo desenvolvido para a escola: a construção de um laboratório de ciências bem equipado e organizado.