quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MEMORIAL CONCLUSIVO - BLOCO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA


COLÉGIO ESTADUAL CIANORTE
CURSO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS


Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário

Professora: Aurineide Maria Moreira Hauth

Cursista: Rosilene de Lima


MEMORIAL CONCLUSIVO

BLOCO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA


Este memorial refere-se ao primeiro bloco do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação – Profuncionário em Multimeios Didáticos, a saber, bloco da Formação Pedagógica. É um curso de educação à distância, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica. O referido bloco constitui-se de seis módulos, os quais são apresentados a seguir:


Módulo 1: “Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores” de João Antônio Cabral de Monlevade. Esse módulo possibilitou-me uma ampliação dos conhecimentos sobre a estrutura e operação da educação escolar básica da realidade brasileira. Contemplou temas de valorização dos profissionais da educação, os quais não se restringem aos docentes, mas ultrapassam as barreiras da sala de aula passando pelo pátio, a cozinha, a secretaria da escola, a direção e toda a comunidade escolar. Clarificou, ainda, o papel que nós, funcionários não docentes, temos como cidadão, educador, profissional e gestor, não somente da escola, como também dos órgãos dos sistemas de ensino. Em suma, verifica-se no primeiro módulo um encaminhamento relacionado à construção da identidade dos funcionários no contexto educacional.


Módulo 2: “Educadores e Educandos: tempos históricos” de Maria Abádia da Silva. A temática a qual se refere este módulo é de extrema relevância, visto que evidencia uma compreensão, por parte dos educadores, da organização da educação, da escola e dos processos de construção das instituições escolares ao longo da história do Brasil. Isso possibilita aos profissionais da educação verificarem-se como sujeitos inseridos nesse processo e agentes fundamentais da transformação da escola em um espaço de formação humana. Possibilitou-me refletir acerca da importância em estudar e compreender a educação por meio da história. Esse estudo oportuniza analisar se a escola, ao longo da história, vem cumprindo a significação social que damos a ela, qual seja, a de um local onde se transmite a cultura já produzida e se tem acesso ao conhecimento sistematizado, local de aprendizagens compartilhadas e colaborativas entre seus seguimentos.



Módulo 3: “Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica” de Dante Diniz Bessa. Este módulo instigou-me a problematizar algumas questões, tais como investigar e criticar nossa participação, enquanto seres humanos, na vida da escola, tendo em vista a construção de nossa identidade profissional, enquanto trabalhadores da educação. O “tornar-se humano e profissional”, tendo em vista o conceito genérico de homem, é uma constante no referido módulo. Passa por questões socioculturais, pelas práticas simbólicas e valorativas, pelo trabalho e, finalmente, pela escola. De modo geral, pode-se dizer que é um módulo que nos permite uma reflexão sobre o ser (verbo), o estar, o relacionar, o conviver, o aprender a viver juntos, o aprender com o outro, ou seja, é por meio das relações que estabelecemos com os homens é que nos tornamos homem, ou melhor, humanizados.


Módulo 4: “Relações Interpessoais: abordagem psicológica”, de Regina Lúcia Sucupira Pedroza. Os conteúdos trabalhados neste módulo possibilitam uma construção teórica importantíssima para a compreensão de alguns aspectos do desenvolvimento psicológico e nos enriquecem, enquanto pessoas que atuam no campo educacional, na medida em que promovem uma reflexão mais elaborada acerca do papel não só da escola, mas da sociedade como um todo na formação do sujeito. Vale ressaltar que as atividades práticas propostas são de grande valia para formação continuada dos Agentes Educacionais. Precisamos ter claros alguns conceitos psicológicos para podermos contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Em posse de tais conhecimentos, é possível uma reflexão mais elaborada acerca do contexto psicológico no qual o aluno se insere e, consequentemente, uma atuação no sentido de viabilizar o construto teórico, a sistematização de saberes de nossos alunos.


Módulo 5: “ Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação” de Ricardo Gonçalves Pacheco e Erasto Fortes Mendonça. Este módulo propiciou-me um melhor entendimento do mundo contemporâneo e verificar o mesmo como construído histórica e coletivamente pela humanidade. Verificar o movimento das classes antagônicas em busca da hegemonia da sociedade, em meio a grandes transformações sociais, tais como diversas revoluções, é de extrema relevância para a organização do pensar sociológico. Esses conhecimentos possibilitam-nos reconhecermo-nos como agentes sociais, inseridos e responsáveis por esse processo de transformação.


Módulo 6: “Gestão da Educação Escolar” de Luiz Fernando Dourado. O sexto e último módulo do bloco da Formação Pedagógica constitui-se, pode-se dizer, um fecho das reflexões que vem sendo desenvolvidas no decorrer do curso. Basta recorrermos ao conceito geral de “Gestão”, o qual vem de gerir, gerência, administração, e ligarmos ao conceito de “Administração” que Victor Paro reflete na última palestra que assistimos no curso, na qual considera que não pode existir o administrativo sem o pedagógico, pois um é intrínseco ao outro. Para o autor, administração é a utilização racional de recursos para determinados fins. Todavia, os meios não podem contrariar os fins, devem ser adequados a eles. É preciso traçar objetivos a alcançar e desenvolver ações mediadoras para atingir tal fim, isto é, uma práxis criadora. E a finalidade da escola é proporcionar a apropriação da cultura produzida ao longo do tempo, ou seja, educar, humanizar.


À luz do exposto, pode-se considerar que o bloco de Formação pedagógica constitui-se um conjunto de atividades teórico-práticas, investigativas e reflexivas que ampliam a visão de escola, colocando esta como: instituição educativa, espaço de trabalho, agência educativa, espaço de produção e reprodução cultural, espaço de interação social, entre tantos outros exemplos que poderiam aqui ser citados. Assim, faz-se um bloco de conhecimentos que contemplam não só as especificidades do trabalho educativo como a sociedade em sua totalidade. São conhecimentos que contribuem sobremaneira para que os funcionários da educação possam educar de forma competente, com a qualificação adequada, como gestores do espaço escolar. Evidencia-se, a partir disso, um novo perfil dos profissionais que atuam nas escolas, cidadãos participativos e comprometidos com o processo escolar. Em suma, verifica-se a construção de novas identidades: a dos Agentes Educacionais.